Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Rússia acusa: Ocidente tenta restaurar presença militar na Ásia Central

Moscovo diz que Ocidente está a "implementar um plano estratégico para provocar outros países em confronto militar com a Rússia e a China".

Rússia acusa: Ocidente tenta restaurar presença militar na Ásia Central
Notícias ao Minuto

08:46 - 28/04/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, acusou, esta sexta-feira, os Estados Unidos e os seus aliados de implementarem um plano estratégico para restaurarem a sua presença militar na Ásia Central, respondendo com um reforço de prontidão das suas forças militares no Quirguistão e no Tajiquistão.

A informação foi avançada pela agência de notícias estatal russa RIA. As declarações de Shoigu foram feitas durante uma reunião da Organização para Cooperação de Xangai (OCX), na Índia.

"O Ocidente corroeu seriamente a arquitetura de segurança mundial num esforço para manter o domínio global", começou por dizer o governante russo.

"Agora Washington e os seus assistentes estão a implementar um plano estratégico para provocar outros países em confronto militar com a Rússia e a China", acusou.

O ministro da Defesa russo defendeu ainda que os Estados Unidos se opõem "à formação de um mundo multipolar na região da Ásia Pacífico", onde diz que "uma frente está a ser criada para conter a China".

"Os EUA estão a tentar restaurar a sua presença militar na Ásia Central sob o pretexto de ajudar na luta contra o terrorismo - esta é uma ameaça direta à estabilidade da OCX", afirmou, referindo ainda que "o verdadeiro objetivo do Ocidente no conflito na Ucrânia é infligir uma derrota estratégica à Rússia, criar uma ameaça à China e preservar a sua posição de monopólio no mundo".

Recorde-se que a Organização para Cooperação de Xangai, fundada em 2001, tem nove estados membros: China, Índia, Cazaquistão, Quirguistão, Rússia, Paquistão, Tajiquistão, Uzbequistão e Irão.

Leia Também: "Não vamos esquecer nenhum crime". Zelensky reage a ataques russos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório