Navio atacado ao largo da costa do Iémen

Um navio foi atacado hoje ao largo da costa do Iémen em circunstâncias ainda por esclarecer, informou uma organização militar britânica.

Notícia

© iStock

Lusa
28/04/2023 07:05 ‧ 28/04/2023 por Lusa

Mundo

Iémen

A United Kingdom Maritime Trade Operations, que presta apoio a navios em todo o Médio Oriente, disse que o ataque aconteceu ao largo de Nishtun, no Iémen, no extremo leste do país, perto da fronteira com Omã.

Segundo a mesma organização foram disparados tiros contra a embarcação no Golfo de Aden, tendo sido perseguida por três barcos.

O Golfo de Aden é uma rota crucial para o comércio mundial e tem sido alvo de ataques atribuídos aos rebeldes hutis do Iémen, apoiados pelo Irão, em plena guerra civil. Os ataques de piratas somalis que outrora assolavam a região cessaram nos últimos anos.

Nishtun é detida por forças aliadas ao governo internacionalmente reconhecido do Iémen, apoiado por uma coligação liderada pela Arábia Saudita.

No entanto, já ocorreram ataques naquela área. Em dezembro de 2020, um ataque misterioso teve como alvo um navio de carga ao largo de Nishtun.

O ataque ocorre depois de, na quinta-feira, o Irão ter apreendido um petroleiro que transportava crude para a Chevron Corp. a caminho de Houston, Estados Unidos.

Leia Também: ONU aponta oportunidade para acabar com a guerra no Iémen

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas