Junta militar tailandesa deteve líder anti golpe

A junta militar tailandesa anunciou hoje a detenção do Sombat Boonngamanong, um líder anti golpe que liderou uma campanha online para organizar manifestações que estão proibidas no país.

Junta militar tailandesa deteve líder anti golpe

© Lusa

Lusa
06/06/2014 06:06 ‧ 06/06/2014 por Lusa

Mundo

Manifestação

Sombat Boonngamanong foi detido na noite de quinta-feira na província de Chonburi, oeste do país, disse Sirichan Ngathong, porta-voz do exército tailandês.

"Temos uma equipa que o acompanhou através da internet", acrescentou a mesma porta-voz citada pela agência AFP.

O líder anti golpe enfrenta acusações de "violar uma ordem de informar a junta" militar, o que lhe pode custar uma pensa de prisão até dois anos.

Sombat Boonngamanong, um proeminente ativista pró-democrata recusou obedecer à ordem de apresentação às autoridades que os militares fizeram a centenas de pessoas, incluindo ativistas, políticos, académicos e jornalistas, depois do golpe militar de 22 de maio.

Desde então tem desafiado as autoridades a capturá-lo "se forem capazes".

Sombat Boonngamanong é um dos líderes dos "camisas vermelhas", movimento que apoia a ex-primeiro-ministro Yingluck Shinawatra, irmão mais nova do antigo chefe do Governo Thaksin Shinawatra, deposto em 2006 por um golpe militar que lançou a Tailândia numa era de grande convulsão política até hoje.

Depois de meses de manifestações contra o Governo liderado por Yingluck, os militares tomaram o poder, dizem querer encetar um processo de reconciliação nacional e escolher um parlamento que nomeie um Governo que terá a seu cargo uma reforma política antes de, no final de 2015, serem convocadas eleições gerais.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas