Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Homem que atacou agente com escudo no Capitólio condenado a 7 anos

Um homem que usou um escudo policial para atacar um agente durante a invasão do Capitólio dos Estados Unidos foi condenado esta sexta-feira a mais de sete anos de prisão, a segunda sentença mais longa até agora.

Homem que atacou agente com escudo no Capitólio condenado a 7 anos
Notícias ao Minuto

06:30 - 15/04/23 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Os procuradores federais pediam uma sentença de 15 anos e oito meses de prisão para Patrick McCaughey III, o que representaria a pena mais longa relacionada com a insurreição de 06 de janeiro de 2021.

No entanto, o juiz distrital dos EUA, Trevor McFadden, sentenciou McCaughey a sete anos e seis meses de prisão, seguidos de dois anos de liberdade condicional.

O juiz descreveu McCaughey, de 25 anos, como alguém que representa "tudo o que era perigoso e terrível sobre" a invasão do Capitólio, quando centenas de manifestantes incentivados pelo ex-presidente dos EUA, o republicano Donald Trump, tentaram impedir a vitória eleitoral nas presidenciais de 2020 do democrata Joe Biden.

"As suas ações são alguns dos crimes mais flagrantes que foram cometidos naquele dia sombrio", sublinhou o juiz ao norte-americano.

McCaughey, de Ridgefield, Connecticut, expressou vergonha por se ter juntado aos manifestantes.

"Lamento ter-me comportado menos como um cidadão e mais como um animal naquele dia", sustentou.

McCaughey foi condenado por nove acusações, incluindo agressão.

Naquele dia, a polícia e os manifestantes lutavam pelo controlo de uma entrada no túnel no Lower West Terrace, quando um agente ficou cara a cara com McCaughey, que usou um escudo policial roubado para encurralar Daniel Hodges contra a caixilharia de uma porta de metal.

A sentença de 90 meses aplicada a McCaughey corresponde à segunda sentença de prisão mais longa até agora para um réu relacionado com a invasão do Capitólio.

A mesma pena foi proferida por outro juiz a Albuquerque Cosper Head, um homem do Tennessee que arrastou um agente do Departamento de Polícia Metropolitana para uma multidão de manifestantes.

Também esta sexta-feira, um homem de Finksburg, Maryland, confessou-se culpado de agredir um fotógrafo da Associated Press (AP) e polícias em ataques separados fora do Capitólio em 06 de janeiro.

Quase 1.000 pessoas foram até agora acusadas de crimes federais relacionados com o motim de 06 de janeiro, sendo que mais de 500 declararam-se culpados.

Cerca de 400 manifestantes foram condenados, com mais da metade a receber penas de prisão que variam entre os sete dias e 10 anos.

Leia Também: Um dos rostos do ataque ao Capitólio saiu da prisão federal (meses antes)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório