Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 30º

Brasil e Rússia em reunião para discutir Ucrânia e potenciais parcerias

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil detalhou hoje que a reunião entre os chefes da diplomacia brasileiro e russo, na segunda-feira em Brasília, terá como temas principais a guerra na Ucrânia e o desenvolvimento de potenciais parcerias.

Brasil e Rússia em reunião para discutir Ucrânia e potenciais parcerias
Notícias ao Minuto

23:11 - 14/04/23 por Lusa

Mundo Ucrânia

Na primeira viagem do ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, ao Brasil desde 2019 as duas diplomacias vão abordar "o potencial da parceria estratégica brasileiro-russa (...) e as perspectivas da cooperação em áreas de interesse comum, com foco em comércio e investimentos, ciência e tecnologia, meio ambiente, energia, defesa, cultura e educação, bem como o fortalecimento do diálogo político sobre temas bilaterais, internacionais e regionais", indicou o Itamaraty em comunicado.

Sergei Lavrov estará em Brasília na segunda-feira, onde será recebido no Palácio Itamaraty pelo seu homólogo, Mauro Vieira.

"A visita também será ocasião para tratar do conflito na Ucrânia. O Brasil tem defendido, nos foros internacionais e em contatos bilaterais, a cessação imediata de hostilidades e a importância de conjugar esforços diplomáticos que facilitem o alcance de solução pacífica negociada", acrescentou.

Na semana passada, Lula da Silva, que se encontra na China, afirmou que vai propor ao homólogo chinês, Xi Jinping, a promoção do diálogo entre a Rússia e a Ucrânia e afirmou que o país invadido poderá ter de ceder a Crimeia.

O Presidente da Rússia, Vladimir "Putin, não pode ficar com o terreno da Ucrânia. Talvez se discuta a Crimeia. Mas o que ele invadiu de novo, tem que se repensar", disse Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, durante um encontro com jornalistas.

Em resposta, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano afirmou que a Ucrânia "não faz comércio com os seus territórios".

"A Ucrânia aprecia os esforços do Presidente do Brasil para encontrar uma solução para acabar com a agressão russa", declarou Oleg Nikolenko, na sua conta na rede social Facebook.

No início deste mês, durante a visita do conselheiro especial para os Assuntos Internacionais da Presidência Brasileira, Celso Amorim, a Moscovo, o Presidente russo convidou o seu homólogo brasileiro a visitar a Rússia.

Na quinta-feira, Sergei Lavrov anunciou que fará uma viagem latino-americana na segunda quinzena de abril que o levará ao Brasil, Venezuela, Cuba e Nicarágua, alguns dos principais aliados do Kremlin na região.

Ainda na mesma nota divulgada pela diplomacia brasileira indica-se que "além dos laços históricos de amizade e cooperação entre Brasil e Rússia, os países mantêm expressivo relacionamento comercial. A Rússia é o principal fornecedor de fertilizantes para o Brasil", necessários para a produção agrícola brasileira, que é um dos principais celeiros do mundo.

Leia Também: AO MINUTO: Rússia persegue quem recusa exército; Bebé morre em ataque

Recomendados para si

;
Campo obrigatório