Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Ex-vice-presidente do Parlamento Europeu já está em prisão domiciliária

A ex-vice-presidente do Parlamento Europeu Eva Kaili foi hoje libertada da prisão de Haren, perto de Bruxelas, após quatro meses de detenção, sob regime de prisão domiciliária com pulseira eletrónica.

Ex-vice-presidente do Parlamento Europeu já está em prisão domiciliária
Notícias ao Minuto

12:40 - 14/04/23 por Lusa

Mundo Qatargate

Eva Kaili era a única suspeita que estava ainda detida no âmbito do escândalo de corrupção 'Qatargate', depois de outros dois dos principais suspeitos -- o eurodeputado belga Marc Tarabella e o antigo eurodeputado italiano Pier Antonio Panzeri -- terem saído, na quinta-feira, da prisão com pulseira eletrónica.

A eurodeputada grega, também afastada do grupo dos Socialistas e Democratas (S&D), é suspeita de ter intercedido a favor do Qatar e de Marrocos em troca de dinheiro, tendo-se declarado inocente.

Na quarta-feira, o juiz de instrução belga Michel Claise tinha já decidido a passagem de Kaili para o regime de prisão domiciliária, que foi hoje executada.

O companheiro da ex-vice-presidente do Parlamento Europeu, Francesco Giorgi, também esteve detido dois meses antes de passar ao regime de pulseira eletrónica.

As autoridades belgas fizeram as primeiras rusgas e detenções em 09 de dezembro de 2022, tendo apreendido 1,5 milhões de euros em notas.

O Qatar e Marrocos negam qualquer envolvimento no caso.

Leia Também: Qatargate. Eva Kaili vai sair da prisão com pulseira eletrónica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório