Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Etiópia desmantelou de grupo que planeava espalhar o caos no país

As autoridades da Etiópia anunciaram hoje a detenção de várias pessoas que faziam parte de "um grupo secreto" que tinha como objetivo "instigar um conflito" através do homicídio de alto responsáveis governamentais na capital do país.

Etiópia desmantelou de grupo que planeava espalhar o caos no país
Notícias ao Minuto

12:36 - 05/04/23 por Lusa

Mundo Etiópia

De acordo com a agência Europa Press, a Força Conjunta de Segurança e Inteligência de Adis Abeba indicou que este grupo pretendia "instigar um conflito à escala nacional levando a cabo ataques contra pessoas em altos cargos governamentais" na capital, Adis Abeba, e nas cidades de Bahir Dar, Adama e Dire Daua.

O anúncio surge numa altura em que o governo federal está envolvido no processo de paz com a Frente Popular para a Libertação do Tigray (TPLF), no seguimento do conflito que há anos decorre no norte deste país africano.

O grupo, acrescentou a Força Conjunta, era composto por académicos, proprietários de meios de comunicação social e ativistas de Adis Abeba e de outras regiões, pretendo angariar mais elementos que estivessem alinhados pela "religião, etnia e radicalização política".

Segundo o diário Addis Standard, citado pela Europa Press, os elementos "estavam a planificar levar a cabo um movimento violento, declarando que libertariam a população e estavam a trabalhar para mergulhar a nação de novo numa crise".

O conflito em Tigray iniciou-se em novembro de 2020 na sequência de um ataque da TPLF à base principal do exército federal em Mekelle, após o qual o Governo do primeiro-ministro, Abiy Ahmed, ordenou uma ofensiva contra o movimento.

Os combates seguiram-se a meses de tensões políticas e administrativas, incluindo a recusa da TPLF em reconhecer um adiamento das eleições e a sua decisão de realizar eleições regionais à margem de Adis Abeba.

Leia Também: Etiópia nomeia alto funcionário dos rebeldes para chefiar governo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório