Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Etiópia nomeia alto funcionário dos rebeldes para chefiar governo

O Governo da Etiópia nomeou hoje um alto funcionário da Frente Popular de Libertação do Tigray (TPLF) para chefiar o governo provisório, no dia seguinte a terem retirado a TPLF da lista de entidades terroristas.

Etiópia nomeia alto funcionário dos rebeldes para chefiar governo
Notícias ao Minuto

12:02 - 23/03/23 por Lusa

Mundo Etiópia

"O primeiro-ministro Abiy Ahmed nomeou Getachew Reda como presidente em exercício da administração da região de Tigray", anunciou o gabinete do chefe do Governo federal, numa declaração publicada no Twitter e citada pela agência de notícias France-Presse (AFP).

Getachew Reda é um conselheiro do líder da TPLF, Debretsion Gebremichael, e foi anteriormente o porta-voz do movimento.

O levantamento da designação do movimento como terrorista, na quarta-feira, abriu o caminho para o estabelecimento de uma administração provisória em Tigray liderada pela TPLF, tal como previsto no acordo de paz assinado em Pretória, em novembro.

A TPLF governou a Etiópia durante três décadas antes de ser gradualmente marginalizada, quando o primeiro-ministro, Abiy Ahmed, tomou posse em 2018, depois de meses de protestos populares.

O movimento rebelde foi classificado como terrorista pelas autoridades etíopes a 6 de maio de 2021, seis meses após o início da guerra em Tigray, na região norte do país.

Antes da guerra, Getachew Reda foi, entre outras coisas, ministro da Informação no governo federal etíope do primeiro-ministro Hailemariam Desalegn, entre 2012 e 2018.

Leia Também: Etiópia. Situação melhorou, mas violações de direitos humanos continuam

Recomendados para si

;
Campo obrigatório