Etiópia nomeia alto funcionário dos rebeldes para chefiar governo
O Governo da Etiópia nomeou hoje um alto funcionário da Frente Popular de Libertação do Tigray (TPLF) para chefiar o governo provisório, no dia seguinte a terem retirado a TPLF da lista de entidades terroristas.

© iStock

Mundo Etiópia
"O primeiro-ministro Abiy Ahmed nomeou Getachew Reda como presidente em exercício da administração da região de Tigray", anunciou o gabinete do chefe do Governo federal, numa declaração publicada no Twitter e citada pela agência de notícias France-Presse (AFP).
Getachew Reda é um conselheiro do líder da TPLF, Debretsion Gebremichael, e foi anteriormente o porta-voz do movimento.
O levantamento da designação do movimento como terrorista, na quarta-feira, abriu o caminho para o estabelecimento de uma administração provisória em Tigray liderada pela TPLF, tal como previsto no acordo de paz assinado em Pretória, em novembro.
A TPLF governou a Etiópia durante três décadas antes de ser gradualmente marginalizada, quando o primeiro-ministro, Abiy Ahmed, tomou posse em 2018, depois de meses de protestos populares.
O movimento rebelde foi classificado como terrorista pelas autoridades etíopes a 6 de maio de 2021, seis meses após o início da guerra em Tigray, na região norte do país.
Antes da guerra, Getachew Reda foi, entre outras coisas, ministro da Informação no governo federal etíope do primeiro-ministro Hailemariam Desalegn, entre 2012 e 2018.
Leia Também: Etiópia. Situação melhorou, mas violações de direitos humanos continuam
Comentários
Regras de conduta dos comentários