Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Trump deixa tribunal criminal de Manhattan após declarar-se inocente

O ex-presidente norte-americano Donald Trump deixou o tribunal criminal de Manhattan após uma comparência histórica em tribunal, na qual se declarou perante um juiz inocente de 34 acusações.

Notícias ao Minuto

20:49 - 04/04/23 por Lusa

Mundo Donald Trump

A alegação de inocência foi feita durante a breve sessão no tribunal nova-iorquino, de cerca de 40 minutos, onde os procuradores revelaram a acusação do grande júri visando o ex-presidente e empresário.

No total, Trump enfrenta 34 acusações de falsificação de registos comerciais, de acordo com diversos órgãos de comunicação social.

O juiz Juan Merchan advertiu Donald Trump para se abster de uma retórica que possa inflamar ou causar agitação civil, adiantou a AP.

O magistrado também alertou o ex-presidente de que poderia ser retirado do tribunal se causasse perturbação, mas Trump falou apenas algumas vezes para responder a perguntas.

Trump deve comparecer em tribunal em dezembro, mas os seus advogados pediram que fosse dispensado de comparecer pessoalmente às audiências, devido aos procedimentos extraordinários de segurança.

As acusações estão ligadas ao caso de um alegado pagamento de suborno a uma ex-atriz pornográfica, Stormy Daniels, que terá servido para comprar o seu silêncio sobre um caso extraconjugal, antes da campanha eleitoral das presidenciais de 2016.

Sob forte proteção policial, a caravana de oito viaturas transportando Trump e os seus assessores chegou ao tribunal pelas 13:20 (hora local, 18:20 em Lisboa), onde era esperado por milhares de pessoas, entre apoiantes, opositores e jornalistas.

Antes de entrar no edifício, o ex-Presidente não prestou declarações e limitou-se a acenar à multidão.

Minutos antes, ao sair da sua residência na Trump Tower, o ex-Presidente ergueu o punho na direção das câmaras de televisão.

Trump foi filmado nos corredores do tribunal, mas não encarou as câmaras, optando por ignorar a a presença da imprensa.

O juiz Juan Merchan não permitiu que câmaras de televisão filmassem a audiência, mas algumas fotografias foram tiradas no início da sessão, onde é possível ver Trump sentado ao lado da sua equipa jurídica.

Já perante o magistrado, declarou-se inocente de 34 acusações de falsificação de registos comerciais, de acordo com diversos órgãos de comunicação social.

Trump deixou o tribunal criminal de Manhanttan por volta das 15:30 (hora local, 20:30 em Lisboa).

O ex-presidente dirige-se agora a Mar-a-Lago, a sua mansão na Florida, onde deverá fazer comentários sobre o caso.

[Notícia atualizada às 21h05]

Leia Também: Donald Trump declara-se inocente de 34 acusações criminais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório