Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Kyiv sem ocupação russa há 1 ano. "Vamos libertar todas as nossas terras"

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, assinalou o dia em que se celebra um ano da retirada das forças russas das principais cidades próximas da capital a 2 de abril de 2022.

Kyiv sem ocupação russa há 1 ano. "Vamos libertar todas as nossas terras"
Notícias ao Minuto

12:34 - 02/04/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, saudou o seu país, este domingo, por ter repelido as tropas russas das áreas ao redor de Kyiv há um ano.

"As primeiras ofensivas, as primeiras conquistas, os primeiros territórios libertados. Faz um ano que expulsámos os invasores da região de Kyiv", referiu Zelensky, numa publicação na plataforma Telegram.

Falando ao povo ucraniano, o Zelensky escreveu ainda: "Vocês detiveram a maior força contra a humanidade do nosso tempo. Vocês detiveram uma força que despreza tudo e quer destruir tudo o que dá sentido às pessoas", referiu Zelensky, numa publicação na plataforma Telegram.

Na partilha, Zelensky juntou fotos de zonas que foram libertadas há um ano atrás, quando as tropas russas recuaram da capital ucraniana. "Vamos libertar todas as nossas terras. Devolveremos a bandeira ucraniana a todas as nossas cidades e comunidades. Faremos de tudo para devolver a Ucrânia", terminou.

Os ucranianos recuperaram o controlo de toda a região de Kyiv após a retirada das forças russas das principais cidades próximas da capital a 2 de abril de 2022.

As cidades de "Irpin, Busha, Gostomel e toda a região de Kyiv foram libertadas do invasor", referiu, na altura, a vice-ministra da Defesa ucraniana, Ganna Maliar, através da rede social Facebook.

Todas estas cidades foram devastadas pelos combates que ali se travaram após a ofensiva militar russa, que começou a 24 de fevereiro.

Leia Também: AO MINUTO: Três mortos em Donetsk; Kyiv libertada dos russos "há um ano"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório