No habitual discurso noturno ao país, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou que o governo de Kyiv vai impor sanções contra mais de 650 oficiais, indivíduos e empresas russas no setor da defesa, por "trabalharem para a agressão russa" e por apoiarem o esforço de guerra na invasão na Ucrânia.
Além disso, com a presidência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas a ser assumida pela Rússia, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia juntou-se às criticas à situação. Através do Twitter, Dmytro Kuleba considerou que a presidência russa é "um estalo na cara da comunidade internacional".
Os Estados Unidos pediram a todos os cidadão norte-americanos que estejam na Rússia que abandonem o país "para sua segurança", considerando-a "um ambiente hostil para os americanos".
Boa noite. Terminamos por agora a nossa cobertura AO MINUTO sobre os principais acontecimentos sobre a guerra na Ucrânia. Voltaremos amanhã com todas as notícias do conflito no leste da Europa. Obrigada por nos ter acompanhado.
Grupo Wagner diz que mercenários hastearam bandeira russa em Bakhmut
Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês
O chefe do grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, afirmou, este domingo, que os mercenários hastearam a bandeira da Rússia no edifício da administração da cidade de Bakhmut, que tem sido palco dos principais confrontos entre as tropas russas e ucranianas.
“De um ponto de vista legal, Bakhmut foi tomada”, disse o responsável, citado pelo seu serviço de imprensa na plataforma Telegram. “O inimigo está concentrado nas regiões ocidentais”.
O líder do grupo de Wagner comentou também a morte do blogger pró-russo Vladlen Tatarsky, numa explosão num café que já lhe pertenceu, no centro de São Petersburgo.
Notícias ao Minuto | 23:53 - 02/04/2023
Segundo Prigozhin, a bandeira russa foi hasteada com a inscrição “Em memória a Vladlen Tatarsky”, o militar e blogger pró-russo morto hoje numa explosão em São Petersburgo.
Zelensky garante que "a Crimeia será novamente livre e segura"
Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, condenou, este domingo, os ataques russos levados a cabo na região de Donetsk, no leste do país, e frisou que, tal como Kyiv foi libertada há um ano, também “haverá um dia” em que todos os territórios ucranianos serão recuperados.
No seu habitual discurso à nação, citado pela Presidência da Ucrânia, Zelensky lamentou o ataque russo numa zona residencial de Kostiantynivka, que vitimou seis pessoas - três mulheres e três homens. “São pessoas comuns de uma cidade comum do Donbass”, disse, endereçando “condolências à família e amigos” das vítimas.
Jovem detida por suspeitas da morte de blogger pró-russo
Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês
Uma jovem, nascida em 1997, foi detida por suspeitas da morte do blogger pró-Kremlin Vladlen Tatarsky. Segundo o meio de comunicação bielorrusso Nexta, que cita a Interfax, a jovem, identificada como Darya Trepova, foi levada pelas autoridades, que acreditam que foi a jovem que entregou um prémio com um engenho explosivo a Tatarsky.
❗️ Darya Trepova, a resident of St. Petersburg, has been detained on suspicion of murdering war correspondent Vladlen Tatarsky, Interfax reported.
The young woman, born in 1997, was taken to an investigator, the agency's interlocutor said. The investigation has grounds to… pic.twitter.com/atIC8Mt1bk
O que se sabe sobre a explosão que matou um blogger pró-Kremlin na Rússia
Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês
Uma pessoa morreu e outras 23, incluindo uma criança, ficaram feridas numa explosão num café no centro de São Petersburgo, na Rússia. Segundo as agências de notícias locais, a vítima mortal é um conhecido blogger militar pró-Kremlin que ganhou fama, sobretudo, após a invasão russa da Ucrânia.
O alerta para a explosão foi dado pelas 18h13 locais [16h13 em Lisboa], num café no 25 Universitetskaya Embankment, que terá pertencido ao líder do grupo de mercenários Wagner, Yevgeny Prigozhin.
Segundo a agência de notícias TASS, que cita fontes policiais, a explosão foi provocada por um engenho com uma “potência superior a 200 gramas de TNT”.
Explosão em café na Rússia? "As aranhas estão a comer-se umas às outras"
Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês
O conselheiro presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak reagiu, este domingo, à explosão num café no centro de São Petersburgo, na Rússia, que matou um blogger militar pró-Kremlin.
“Começou na Federação Russa… As aranhas estão a comer-se umas às outras num frasco”, começou por referir o conselheiro do presidente Volodymyr Zelensky, numa publicação na rede social Twitter.
“A questão de quando o terrorismo doméstico se tornaria num instrumento de luta política interna era uma questão de tempo, como o avanço de um abscesso”, disse ainda, acrescentando que “processos irreversíveis” e “problemas” aguardam a Rússia, enquanto a Ucrânia “assiste”.
It begins in RF... Spiders are eating each other in a jar. Question of when domestic terrorism would become an instrument of internal political fight was a matter of time, as breakthrough of ripe abscess. Irreversible processes and Troubles 2.0. await RF. While we will watch.
Numa publicação na plataforma Telegram, Medvedev referiu que é possível ver “o tipo de bastardos enfurecidos e escória vil” que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e a sua equipa são pelo que estão a fazer “em relação ao Kyiv Perchersk Lavra”, que é o principal mosteiro ortodoxo de Kyiv e ao qual o padre detido pertence.
“Tenho a certeza de que eles irão estar não apenas diante do tribunal do Homem, mas acima de tudo diante do Seu tribunal [de Deus]. E vão pagar por tudo o que fizeram”, garantiu.
Tetracampeão mundial de kickboxing morre na guerra na Ucrânia
Notícias ao Minuto | há 1 mês
O ucraniano Vitaly Merinov, campeão mundial de kickboxing por quatro vezes, morreu após sofrer ferimentos na guerra na Ucrânia, segundo avançaram vários meios de comunicação locais.
Vitalii Merinov ficou ferido, na sequência de estilhaços, enquanto lutava contra as forças russas que ocupam a Ucrânia na região oriental de Lugansk. Apesar de ter sido levado para o hospital, o atleta não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
"Defendeu a Ucrânia até ao último suspiro", explicou o presidente da câmara da cidade de Ivano-Frankivsk, Ruslan Martsinkiv.
Notícias ao Minuto | 17:22 - 02/04/2023
Blogger militar pró-russo morre em explosão no centro de São Petersburgo
Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês
Um comandante militar russo morreu e outras 15 pessoas ficaram feridas numa explosão num café no centro da cidade de São Petersburgo, na Rússia. A informação foi avançada pela agência de notícias russa TASS, que cita os serviços de emergência locais.
#BREAKING: one person was killed and six injured in Saint Petersburg.
Report: Vladlen Tatarsky, one of the most known Russian military bloggers is deadpic.twitter.com/rcK6qkJrl9
Blinken e Lavrov falaram sobre detenção de jornalista norte-americano
Márcia Guímaro Rodrigues | há 1 mês
O secretário de Estado dos Estados Unidos da América, Antony Blinken, falou, este domingo, com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, sobre a detenção de um jornalista norte-americano por acusações de espionagem.
De acordo com o ministério russo, citado pela Sky News, Lavrov disse a Blinken para Washington não “politizar” a investigação e que o destino do jornalista será determinado pela justiça.
A conversa surge três dias após o jornalista Evan Gershkovich do Wall Street Journal ter sido detido na Rússia, por suspeita de espionagem. O jornal já negou as acusações.
"UE opor-se-á a qualquer abuso" durante liderança russa nas Nações Unidas
Inês Frade Freire | há 1 mês
A União Europeia opor-se-á a qualquer abuso durante a liderança da Rússia no Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) durante o próximo mês, afirmou o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell.
"Apesar de ser um membro permanente do Conselho de Segurança, a Rússia viola continuamente a própria essência do quadro legal das Nações Unidas", destacou, em declarações citadas pela agência France Press, acrescentando que "a UE opor-se-á a qualquer abuso por parte [da] presidência russa".
A Rússia tornou-se, no sábado, a presidente do CSNU rotativa da liderança do conselho entre os seus 15 membros, num movimento que Volodymyr Zelensky chamou "absurdo e destrutivo". A última vez que ocupou o cargo, a Rússia invadiu a Ucrânia.
Carlos Moedas recebe terça-feira o presidente da Câmara Municipal de Kyiv
Tomásia Sousa | há 1 mês
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, recebe na terça-feira, dia 4 de abril, às 11h00, o presidente da Câmara Municipal de Kyiv, Vitali Klitschko.
Na cerimónia vai ser entregue a Chave de Honra da Cidade de Lisboa a Vitali Klitschko.
"Faz um ano que expulsámos os invasores da região de Kyiv", diz Zelensky
Inês Frade Freire | há 1 mês
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, saudou o seu país, este domingo, por ter repelido as tropas russas de áreas ao redor de Kyiv há um ano.
"As primeiras ofensivas, as primeiras conquistas, os primeiros territórios libertados. Faz um ano que expulsámos os invasores da região de Kyiv", referiu Zelensky, numa publicação na plataforma Telegram.
Falando ao povo ucraniano, o líder ucraniano escreveu ainda: "Vocês detiveram a maior força contra a humanidade do nosso tempo. Vocês detiveram uma força que despreza tudo e quer destruir tudo o que dá sentido às pessoas", referiu Zelensky, numa publicação na plataforma Telegram.
Na partilha, Zelensky juntou fotos de zonas que foram libertadas há um ano atrás, quando as tropas russas recuaram da capital ucraniana. "Vamos libertar todas as nossas terras. Devolveremos a bandeira ucraniana a todas as nossas cidades e comunidades. Faremos de tudo para devolver a Ucrânia", terminou.
Três mortos e seis feridos num ataque russo em Kostiantynivka
Inês Frade Freire | há 1 mês
Pelo menos três pessoas morreram e seis ficaram feridas num ataque russo Kostiantynivka, na região de Donetsk, avançou o chefe do gabinete do presidente Zelensky.
"Os russos realizaram um bombardeamento em massa na cidade de Kostyantynivka. Edifícios de apartamentos foram danificados. 3 pessoas mortas e 6 feridas até agora", escreveu na rede social Twitter.
The russians carried out a massive shelling of the city of Kostyantynivka with MLRS, both using cluster munitions.
Jornalista do Wall Street Journal detido "é afronta" à imprensa livre
Inês Frade Freire | há 1 mês
O jornal diário nova iorquino Wall Street Journal exigiu a libertação imediata de Evan Gershkovich, um correspondente em Moscovo que foi detido pelo serviço de segurança do Serviço Federal de Segurança da Federação Russa (FSB) por suspeita de espionagem.
"O caso de Evan é uma afronta perversa à liberdade de imprensa, e deve provocar indignação em todas as pessoas e governos livres em todo o mundo", referiu o jornal numa declaração no Twitter.
As palavras são do jornal diário nova iorquino, que exige a libertação imediata de Evan Gershkovich.
Notícias ao Minuto | 07:25 - 02/04/2023
"Temos de trazer Evan Gershkovich para casa", apelou Brittney Griner
Inês Frade Freire | há 1 mês
A basquetebolista norte-americana Brittney Griner, que tinha sido libertada numa troca de prisioneiros entre os Estados Unidos e a Rússia, apelou a a Washington - capital dos Estados Unidos - para fazer "tudo o que estivesse ao alcance" para trazer para casa o jornalista do Wall Street Journal detido por suspeita de espionagem.
"Temos de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para o trazer a ele e a todos os americanos para casa", referiu Griner, numa declaração conjunta com a sua companheira, na rede social Instagram, acrescentando que "cada americano que é levado para lutar e cada americano que regressa é uma vitória para todos nós".
Guerra já matou 262 atletas ucranianos, diz ministro do Desporto
Inês Frade Freire | há 1 mês
A Rússia matou 262 atletas ucranianos e destruiu 363 instalações esportivas, segundo Kiev.
A invasão russa à Ucrânia já tirou a vida a 262 atletas ucranianos e destruiu 363 instalações desportivas, avançou, no sábado, o ministro do Desporto ucraniano, Vadym Huttsait.
Entre os que morreram este ano está o patinador artístico Dmytro Sharpar, que foi morto em combate perto de Bakhmut, e Volodymyr Androshchuk, um campeão de decatlo de 22 anos e futuro candidato olímpico.
Numa reunião com o presidente visitante da Federação Internacional de Ginástica, Morinari Watanabe, ministro do Desporto ucraniano, Vadym Huttsait, referiu que nenhum atleta da Rússia deveria ter permissão para participar nas Olimpíadas ou outras competições desportivas.
"Todos eles apoiam esta guerra e participam em eventos realizados em apoio a esta guerra", disse Huttsait, de acordo com uma transcrição no site do presidente Volodymyr Zelensky.
A Ucrânia já tinha proibido os seus atletas de participarem em eventos de qualificação para os Jogos de Paris de 2024 se tiverem que competir contra os russos.
Para recordar...
Inês Frade Freire | há 1 mês
A Rússia assumiu, a partir de sábado, a presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU pelo prazo de um mês, substituindo Moçambique.
O chefe do gabinete da presidência ucraniana, Andriy Yermak, criticou o "golpe simbólico" da Rússia ao assumir a presidência rotativa do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
O principal general dos Estados Unidos, Mark Milley, referiu que é improvável que a Ucrânia expulse todas as tropas russas do seu território este ano e vença a guerra.
A irmã de Kim Jong-un, o ditador norte-coreano, e uma das mais altas figuras do regime de Pyongyang, fez duras críticas ao presidente ucraniano, acusando uma petição pró-nuclear ucraniana de ser uma estratégia para a Ucrânia obter armas nucleares.
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia considerou que a presidência russa no do Conselho de Segurança da ONU é "um estalo na cara da comunidade internacional".
Início de cobertura
Inês Frade Freire | há 1 mês
Bom dia. Damos aqui início a mais um acompanhamento AO MINUTO sobre a guerra na Ucrânia. Pode recordar a anterior cobertura através da ligação que se segue:
Comentários
Regras de conduta dos comentários