Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

A orca Lolita vai (finalmente) ser libertada após 52 anos em cativeiro

O animal tem 57 anos e foi capturado em 1970.

A orca Lolita vai (finalmente) ser libertada após 52 anos em cativeiro
Notícias ao Minuto

16:15 - 31/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Animais

Um aquário da Flórida chegou a acordo com defensores do bem-estar animal para libertar Lolita, uma orca de 2.268 kg mantida em cativeiro por mais de meio século, revelaram as autoridades esta quinta-feira.

Segundo a Reuters, o Miami Seaquarium disse que chegou a um "acordo vinculativo" com a organização sem fins lucrativos Friends of Lolita para devolver o golfinho a um habitat oceânico no noroeste do Pacífico dentro de dois anos.

Lolita é uma orca de 57 anos capturada em 1970 numa enseada perto de Seattle. O plano de devolver Lolita ao seu habitat natural requer aprovação federal, segundo o Miami Herald.

O processo para devolver Lolita às águas levou anos para ser concluído, começando com a transferência da propriedade do aquário para a The Dolphin Co, disse Daniella Levine Cava, autarca do condado de Miami-Dade.

Mais tarde, a empresa fez parceria com a organização sem fins lucrativos para fornecer assistência médica ao animal.

O proprietário anterior do Seaquarium, SeaWorld Entertainment Inc , encerrou gradualmente os espetáculos com orcas em 2016 e Lolita, que já foi uma das principais atrações do Seaquarium, foi aposentada em março de 2022, depois da mudança de administração. 

A pressão para libertar Lolita ganhou força depois do documentário de 2013 'Blackfish' mostrar o cativeiro das orcas.

Leia Também: Retirar 70 hipopótamos de Pablo Escobar da Colômbia custará 3,5 milhões

Recomendados para si

;
Campo obrigatório