Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

EUA "profundamente preocupados" com a detenção de jornalista pela Rússia

O jornalista do Wall Street Journal, Evan Gershkovich, foi detido na cidade de Yekaterinburg, nos Urais, por suspeitas de espionagem.

EUA "profundamente preocupados" com a detenção de jornalista pela Rússia
Notícias ao Minuto

18:29 - 30/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Os EUA estão "profundamente preocupados" com a detenção de um jornalista norte-americano, amplamente divulgada pela Rússia, referiu o secretário de Estado dos EUA.

Através de um comunicado divulgado esta quinta-feira, Antony Blinken avançou ainda que as autoridades estão em contato com o Wall Street Journal e condenou ações de Moscovo em relação à imprensa.

"Sempre que um cidadão americano é detido no estrangeiro, procuramos imediatamente o acesso consular e procuramos fornecer todo o suporte adequado", disse Blinken.

"Nos termos mais fortes possíveis, condenamos as contínuas tentativas do Kremlin de intimidar, reprimir e punir jornalistas e vozes da sociedade civil", pode ainda ler-se na nota.

O Serviço de Segurança Federal Russo (FSB) revelou, esta quinta-feira, que deteve o jornalista do Wall Street Journal Evan Gershkovich, na cidade de Yekaterinburg, nos Urais, sob suspeita de espionagem.

Em comunicado, o Wall Street Journal "nega veementemente" as acusações contra Evan Gershkovich e procura a sua libertação imediata.

Contudo, um tribunal de Moscovo decidiu que este irá ficar detido durante dois meses na Rússia.

O profissional de comunicação é o primeiro jornalista a ser acusado de espionagem pela Rússia desde 1986.

Leia Também: Jornalista do WSJ ficará detido 2 meses. Eis as imagens da ida a tribunal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório