Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Jornalista do Wall Street Journal detido na Rússia por espionagem

Repórter norte-americano, de 31 anos, estaria a cobrir a guerra.

Jornalista do Wall Street Journal detido na Rússia por espionagem
Notícias ao Minuto

09:11 - 30/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia

O Serviço de Segurança Federal Russo (FSB) revelou, esta quinta-feira, que deteve o jornalista do Wall Street Journal Evan Gershkovich, na cidade de Yekaterinburg, nos Urais, sob suspeita de espionagem. A informação foi avançada pela imprensa russa.

De acordo com a RIA Novosti, Gershkovich esteve envolvido na recolha de "informações secretas" sobre uma empresa de defesa russa.

"O FSB interrompeu as atividades ilegais do cidadão americano Gershkovich Evan (...) correspondente do escritório de Moscovo do jornal americano The Wall Street Journal, credenciado no Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, suspeito de espionagem no interesse do governo americano", disse o FSB.

Relatos anteriores indicavam que o norte-americano estava em Yekaterinburg para cobrir a guerra e o grupo mercenário Wagner. 

De acordo com o The Moscow Times, o especialista em relações públicas Yaroslav Shirshikov disse, no Telegram, que recebeu um telefonema durante a noite de um funcionário do  Wall Street Journal, que não conseguia entrar em contato com Gershkovich.

Já o jornalista, Dmitry Kolezev, natural de Yekaterinburg mas residente no estrangeiro, disse ao jornal que a detenção de  Gershkovich terá ocorrido devido às suas reportagens.

"Suponho que o motivo tenha sido o trabalho jornalístico de Evan", afirmou.

Segundo um perfil disponível no Wall Street Journal, Gershkovich, de 31 anos, trabalhou anteriormente como jornalista na  Agence France-Presse e no The Moscow Times, além de assistente para o New York Times.

Leia Também: AO MINUTO: Bakhmut? Kremlin avança; Rússia prepara recrutamento em massa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório