Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Escassez" de combatentes está a "dificultar" ofensiva russa em Bakhmut

Serviços de informação britânicos minimizam ainda as alegações russas de que o grupo Wagner tinha capturado a zona industrial da cidade.

"Escassez" de combatentes está a "dificultar" ofensiva russa em Bakhmut
Notícias ao Minuto

10:52 - 29/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

A "escassez" de combatentes estará a "dificultar" a ofensiva russa na cidade de Bakhmut, de acordo com a mais recente análise da inteligência britânica, divulgada esta quarta-feira pelo Ministério da Defesa do Reino Unido. 

Na mesma análise, o Reino Unido minimiza ainda as alegações de que o grupo Wagner havia capturado a  zona industrial da fábrica da Azom, naquela cidade. 

"A 26 de março de 2023, a 'media' russa afirmou que o Wagner havia assumido o controlo total do complexo fabril da Azom ao norte do centro da cidade de Bakhmut. No entanto, a área provavelmente permanece contestada, como tem acontecido nas últimas quinzenas", lê-se.

"A escassez de pessoal provavelmente está a prejudicar os esforços ofensivos russos no setor", refere ainda a análise.

A Inteligência britânica nota ainda que "os ataques russos ainda estão num nível reduzido em comparação com as últimas semanas".

“Uma das principais conquistas das recentes operações ucranianas provavelmente foi afastar os caças russos do Grupo Wagner da rota 0506. A 0506 pode ser apenas uma estrada secundária, mas tornou-se uma linha de abastecimento crítica para as tropas ucranianas. Anteriormente, os soldados Wagnar estavam a algumas centenas de metros dela", refere.

Sublinhe-se que, numa entrevista à Associated Press conhecida esta quarta-feira, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, tinha alertado que, caso a Rússia vença a longa batalha por Bakhmut, o povo ucraniano "vai sentir-se cansado" e fazer pressão "para chegar a um compromisso" com Moscovo.

Há sete meses que a ofensiva russa se concentra em Bakhmut e Zelensky admite que a queda da cidade no leste da Ucrânia seria uma pesada derrota política.

Leia Também: AO MINUTO: Suécia convoca embaixador russo; Grossi em Zaporíjia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório