"Chegou o momento". Autarca russo vai combater na guerra na Ucrânia

Yaroslav Sháposhnikov, de 43 anos, foi eleito autarca da cidade de Vorkuta, de quase 56 mil habitantes, em março de 2021.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
28/03/2023 16:55 ‧ 28/03/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

O autarca da cidade de Vorkutá, no norte da Rússia, Yaroslav Sháposhnikov, anunciou, esta terça-feira, que irá combater com as tropas russas na Ucrânia, revela a agência de notícias estatal russa RIA Novosti.

"Chegou o momento de apoiar diretamente os nossos rapazes e participar pessoalmente na operação militar especial", disse o autarca, citado pela RIA Novosti, acrescentando que "outros cinco colegas" também irão partir para a linha da frente.

Sháposhnikov, de 43 anos, foi eleito autarca da cidade de Vorkuta, de quase 56 mil habitantes, em março de 2021.

Em setembro, o presidente da Duma (câmara baixa do parlamento russo), Vyacheslav Volodin, apelou também aos deputados para participarem na guerra contra a Ucrânia, se "preencherem os requisitos da mobilização parcial".

"Aqueles que preencherem os requisitos da mobilização parcial devem ajudar na sua participação na operação militar especial", escreveu, na altura, o político na plataforma Telegram. "Não há proteção para os deputados", acrescentou.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou a 24 de fevereiro de 2022 com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de oito mil civis morreram e cerca de 14 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Leia Também: Bulgária demarca-se de plano conjunto da UE para enviar munições a Kyiv

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas