Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

UE vai considerar remoção de CO2 nos solos e biomassa até 2023

A Comissão Europeia vai considerar para o objetivo de redução de emissões até 2030 a remoção de CO2 da atmosfera de solos, árvores, plantas, biomassa e madeira utilizados para fins que não sejam a agricultura.

UE vai considerar remoção de CO2 nos solos e biomassa até 2023
Notícias ao Minuto

13:17 - 28/03/23 por Lusa

Mundo Emissões de carbono

"O regulamento de utilização da terra, alteração do seu uso e silvicultura vai cobrir a emissão e remoção de CO2 da atmosfera no uso não agrícola de solos, árvores, plantas, biomassa e madeira. As emissões e remoções geradas são consideradas na meta global da UE para 2030", explica Bruxelas em comunicado sobre a medida adotada.

O regulamento faz parte do pacote "Fit for 55", que tem como propósito reduzir as emissões de gases com efeito de estufa entre os Estados-membros da União Europeia (UE) em 55% até 2030.

Esta nova diretriz faz parte da intenção da Comissão de que cada um dos 27 tenha uma meta estabelecida até 2030 e que entre 2026 e o final da década trabalhe de modo que a remoção de dióxido de carbono da atmosfera seja maior dos que emissões produzidas.

Em simultâneo, os Estados-membros aprovaram um outro regulamento sobre "partilha de esforços" que prevê a redução até 2030 das emissões de gases com efeito estufa até 40%, em comparação com 2005, para transportes domésticos marítimos e rodoviários, edifícios, agricultura, recolha de resíduos e pequenas indústrias.

O pacote ao qual os regulamentos hoje adotados dizem respeito tem como propósito reduzir drasticamente as emissões produzidas pelos 27 e estabelecer mecanismos para a transição 'verde'.

Leia Também: Itália pede à Comissão Europeia permissão para biocombustíveis

Recomendados para si

;
Campo obrigatório