Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Piratas assumem controlo de navio dinamarquês no Golfo da Guiné

Todos os 16 membros da tripulação refugiaram-se numa 'sala segura' existente no navio Monjasa Reformer.

Piratas assumem controlo de navio dinamarquês no Golfo da Guiné
Notícias ao Minuto

13:17 - 28/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Dinamarca

Piratas marítimos atacaram e subiram a bordo de um navio de propriedade dinamarquesa que se encontrava no Golfo da Guiné, na costa ocidental de África, levando a que todos os canais de comunicação com o navio estejam em baixo, informou um porta-voz da empresa de navegação Monjasa, aqui citado pela Reuters.

Todos os 16 membros da tripulação refugiaram-se numa 'sala segura' existente no navio Monjasa Reformer, confirmou a mesma fonte.

Este petroleiro foi atacado no sábado, quando se encontrava a cerca de 140 milhas (aproximadamente 260 quilómetros) a oeste do porto de Pointe-Noire, na República Democrática do Congo.

O navio era operado pela Montec Ship Management, sediada no Dubai, que é propriedade da dinamarquesa Monjasa.

A operadora, segundo a fonte citada, estaria já a trabalhar com todas as autoridades marítimas relevantes da região, incluindo com vários navios, para a resolução da situação.

De recordar que o Golfo da Guiné se tornou num foco de pirataria global nos últimos anos, embora a ocorrência de casos desta natureza tenha diminuído desde 2021, à medida que as autoridades nacionais intensificaram os esforços de segurança auxiliados por navios navais estrangeiros, segundo o Conselho de Segurança da ONU.

Leia Também: Perante ameaça russa, países nórdicos querem criar força aérea unificada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório