Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Cabo Verde propõe realização das Olimpíadas do Desporto Escolar da CPLP

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, propôs a realização das Olimpíadas do Desporto Escolar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com várias modalidades.

Cabo Verde propõe realização das Olimpíadas do Desporto Escolar da CPLP
Notícias ao Minuto

11:37 - 28/03/23 por Lusa

Mundo CPLP

"Seriam as Olimpíadas da CPLP, um produto de várias competições dos países-membros, e uma motivação adicional para os jovens da CPLP", desafiou Ulisses Correia e Silva, após a sessão de abertura das Olimpíadas do Desporto Escolar de 2023 de Cabo Verde, realizada ao final do dia de segunda-feira, na Praia.

O objetivo do primeiro-ministro cabo-verdiano é que o arquipélago organize estas Olimpíadas ao nível da CPLP, que substituiriam os jogos escolares da comunidade.

As Olimpíadas do Desporto Escolar de Cabo Verde envolvem mais de 400 alunos de todo o país, em várias modalidades.

"É uma grande iniciativa que reúne alunos de todas as ilhas do país, em diversas modalidades, movidos pelo espírito competitivo e de muita amizade. É demonstrativa que valeu a pena reavivar e retomar o desporto escolar em um nível muito mais elevado", disse Ulisses Correia e Silva.

"É o resultado de várias competições regionais, dando oportunidade a muitos jovens de partilhar experiências e momentos marcantes. Envolve também o espírito olímpico associado, com valores que isso carrega e transmite à nossa juventude. Enquanto Governo, estamos a apostar em infraestruturas desportivas. A melhoria tem sido substancial, e vamos continuar a aumentar a oferta, particularmente, a nível dos pavilhões desportivos", acrescentou o chefe do Governo.

Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os nove Estados-membros da CPLP.

Leia Também: "Estamos sempre interessados em estreitar o relacionamento com o Gabão"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório