Um comboio de alta velocidade - apelidado de AVE (Alta Velocidad Española) - interrompeu a viagem em Barcelona devido a uma falha na catenária.
Este é já o segundo incidente na estação de Sants em Barcelona com um comboio de alta velocidade em menos de 24 horas.
A Proteção Civil da Catalunya anunciou via Twitter uma nova falha na catenária, obrigando à paragem de um comboio de alta velocidade que fazia a rota entre Barcelona e Figueras.
O comboio, que deveria sair às 9h10 da estação da capital catalã, teve que interromper a sua viagem alguns metros depois, já dentro de um túnel.
Segundo o La Vanguardia, que cita a Proteção Civil, há 111 passageiros no comboio. Estão ilesos e devem ser retirados pela saída de emergência mais próxima do local do incidente.
Para agilizar o trabalho e manter a segurança dos passageiros, a Proteção Civil solicitou a colaboração do Corpo de Bombeiros de Barcelona e da Polícia Urbana.
Una avaria al pantògraf/catenària a la sortida de Sants ha provocat l'aturada d'un tren d'alta velocitat (Bcn-Figueres) amb 111 passatgers il·lesos
— Protecció civil (@emergenciescat) March 28, 2023
S'està valorant com evacuar als passatgers
prealerta pla #ferrocat pic.twitter.com/10RTu8wqFo
Além disso, a Renfe vai enviar um autocarro que fará o trajeto de forma alternativa para facilitar a chegada ao destino dos passageiros afetados que assim o desejarem.
O último incidente ocorreu há apenas 12 horas na mesma estação. Um comboio AVE com 94 passageiros procedente de Figueres (Girona) avariou-se por volta das 22h00 horas dentro de um túnel à entrada da estação de Sants. Os passageiros ficaram presos no seu interior por duas horas.
Leia Também: Libertado sob fiança um dos suspeitos do acidente ferroviário na Grécia