Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Meio milhar de catalães reuniram-se numa missa... para pedir chuva

O grupo juntou-se numa pequena aldeia da Catalunha para rezar por chuva, numa altura em que a região passa por uma seca.

Meio milhar de catalães reuniram-se numa missa... para pedir chuva
Notícias ao Minuto

16:32 - 27/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

O minúsculo santuário da Mare de Déu dels Torrents, no município de L'Espunyola, na Catalunha (que tem apenas 258 habitantes), foi pequeno para a missa que se celebrou no passado domingo, na qual participaram 500 crentes.

O objetivo? Rezar pela chuva, numa altura em que a região passa por uma seca que ameaça a sobrevivência dos agricultores locais.

O bispo de Solsona, Francesc Conesa, liderou a eucaristia e depois conduziu uma procissão para pedir às divindades que façam chover nesta localidade.

A escassez de chuva há 30 meses deixou os reservatórios catalães a 27% da sua capacidade total e obrigou o governo regional catalão a decretar restrições de água em 224 municípios, onde vivem mais de seis milhões de pessoas. A informação é avançada pelo jornal espanhol El País.

O diário marcou presença nesta missa, onde os títulos das orações não deixavam dúvidas sobre o seu objetivo: 'Eucarística para pedir chuva' e 'Pedimos que chova. Eu canto a Mare de Déu dels Torrents', bem como a oração do Papa São Paulo VI para pedir chuva.

"Na sexta-feira enviei uma mensagem para um grupo de WhatsApp a dizer que tínhamos que tentar tudo, porque se não chover será a ruína mais absoluta", recordou um agricultor ao jornal espanhol.

"Já se passaram 40 anos desde a última vez que o santuário foi aberto para pedir chuva", explicou outro.

Por sua vez, o bispo de Solsona disse ao El País que pedir chuva "não é nada exótico" e "está dentro da normalidade da fé como cristãos". "Pedimos ao Pai o que necessitamos. Isto não é nenhuma dança da chuva", rematou.

Leia Também: Água. Califórnia altera restrições após tempestades mitigarem seca

Recomendados para si

;
Campo obrigatório