Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Italiano recupera visão graças a uma reconstrução ocular sem precedentes

É uma reconstrução ocular inédita com tecido do próprio paciente e transplante de córnea.

Italiano recupera visão graças a uma reconstrução ocular sem precedentes
Notícias ao Minuto

23:15 - 24/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Operação

Um italiano de 83 anos, cego há seis anos, recuperou a visão graças a uma reconstrução ocular inédita.

A operação foi feita com tecido do próprio paciente, que recebeu ainda um transplante de córnea no hospital Molinette de Turim. Foi o próprio hospital que relatou hoje esta "extraordinária" intervenção.
 
"Quando acordei e comecei a ver o formato dos meus dedos e mãos, foi como nascer de novo", disse o paciente após a operação, citado pela agência EFE. 

O homem sofria de dois problemas oculares graves que o deixaram completamente cego.

Identificado apenas como EB, o paciente foi operado há duas semanas pelos professores Michele Reibaldi e Vincenzo Sarnicola e, após a intervenção, que durou apenas quatro horas, recuperou a visão do olho direito.

O paciente tinha perdido a visão do olho esquerdo há trinta anos, enquanto no olho direito tinha começado a perder a visão progressivamente há seis anos devido a uma patologia rara, o pseudopenfigoide ocular, que torna a córnea opaca.

Segundo o mesmo meio, nos últimos anos, os médicos tentaram reconstruir o olho direito, mas sem sucesso.

Na operação inédita, a primeira no mundo segundo o hospital , "foi feito um transplante de toda a superfície ocular obtida do olho esquerdo, não só a córnea, mas também uma parte da esclera e toda a conjuntiva, incluindo células-tronco límbicas".
 
"A intervenção foi extraordinária e o paciente voltou a ver depois de duas semanas e move-se de forma autónoma. Estamos muito entusiasmados e esperamos que o sucesso no olho direito seja duradouro, pois foi reconstruído com tecidos do próprio paciente e potencialmente isento de problemas de rejeição", disseram os médicos

Leia Também: IGAS investiga morte de paciente no Hospital de Guimarães após cirurgia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório