Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

"A Ucrânia não perdoará ofensas contra o nosso povo"

Presidente ucraniano disse que Serviço de Segurança da Ucrânia "está a passar por uma transformação interna fundamental".

"A Ucrânia não perdoará ofensas contra o nosso povo"
Notícias ao Minuto

21:36 - 24/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

No seu discurso noturno habitual, o presidente da Ucrânia não deixou dúvidas: "A Ucrânia não perdoará as ofensas contra o nosso povo, não perdoará essas mortes e ferimentos."

Volodymyr Zelensky disse ser grato aos "meninos e meninas que escolheram esse caminho de serviço à Ucrânia, ao futuro do povo ucraniano - o caminho dos oficiais".

"Obrigado a todas as famílias dos nossos jovens soldados profissionais por tais filhos e filhas. Patrióticos, valentes e eficazes, aqueles que escolheram como profissão a oportunidade de atuar em defesa do nosso estado e do nosso povo", continuou o chefe de Estado ucraniano.

Volodymyr Zelensky deixou uma garantia: "O Serviço de Segurança da Ucrânia está a passar por uma transformação interna fundamental. O serviço foi totalmente mobilizado para a defesa real do estado. E agora está a dar à Ucrânia resultados dos quais cada um de nós só pode orgulhar-se."

Reconstrução é chave

Zelensky falou ainda sobre a sua reunião com uma delegação do Banco Mundial, assegurando não perder "um único dia para contactos internacionais", trabalhando "a todos os níveis".

"Foram discutidos os atuais programas de apoio à Ucrânia e novos promissores. Claro concentramo-nos na reconstrução – tudo o que precisa ser feito em muitas cidades e vilas ucranianas que sofreram ataques terroristas do ocupante", explicou o presidente ucraniano referindo que "prédios residenciais, infraestrutura social, base económica da vida precisam de ser reconstruídos".

A Rússia deu início a uma invasão em grande escala da Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, espoletando um conflito armado que já causou, segundo a ONU, a morte de mais de 8.300 civis.

Leia Também: Ucranianos dizem que russos na Crimeia começaram a deixar a península

Recomendados para si

;
Campo obrigatório