Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

EUA e UE concluíram hoje primeiras manobras navais conjuntas

Forças militares dos Estados Unidos da América (EUA) e da União Europeia (UE) concluíram hoje dois dias de manobras navais conjuntas, as primeiras da História, conforme acordado em dezembro por ambas as partes.

EUA e UE concluíram hoje primeiras manobras navais conjuntas
Notícias ao Minuto

17:55 - 24/03/23 por Lusa

Mundo EUA e UE

A fragata espanhola Reina Sofía, ligada à operação Atalanta contra a pirataria marítima, e o navio italiano Carlo Bergamini participaram nos exercícios, enquanto os EUA mobilizaram o contratorpedeiro USS Paul Hamilton.

Em comunicado, o Serviço Europeu de Ação Externa disse que as manobras "fazem parte do compromisso comum de avançar para a cooperação marítima prática e apoiar um Indo-Pacífico livre e aberto".

Por seu lado, e também num comunicado, o Departamento de Estado norte-americano referiu que o exercício faz parte do "compromisso compartilhado da UE e dos Estados Unidos de trabalhar em prol da cooperação marítima".

As duas partes afirmaram que irão continuar a trabalhar nesta coordenação em prol da segurança marítima, "para apoiar a liberdade de navegação e outros usos legais internacionais" das águas da região do Indo-Pacífico, onde as potências ocidentais tentam contrariar a influência da China.

Leia Também: Talibãs pedem que EUA devolvam ativos apreendidos após decisão judicial

Recomendados para si

;
Campo obrigatório