"Agredidos com vara metálica". Relatos de crianças raptadas pelos russos

Anton Gerashchenko, conselheiro do ministro do Interior da Ucrânia, partilhou nas redes sociais um vídeo protagonizado por crianças alegadamente raptadas pelos militares do Kremlin que regressaram, agora, a território ucraniano.

NotíciaVídeo

© Twitter / @Gerashchenko_en

Notícias ao Minuto
24/03/2023 08:17 ‧ 24/03/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

Começam já a surgir relatos que dão conta das condições em que eram mantidas as crianças ucranianas que eram transferidas para a Rússia pelas mãos das tropas de Moscovo.

Anton Gerashchenko, conselheiro do ministro do Interior da Ucrânia, partilhou nas redes sociais um vídeo protagonizado por crianças alegadamente raptadas pelos militares do Kremlin que regressaram, agora, a território ucraniano.

Um dos protagonistas desta história conta que as crianças, enquanto estavam à guarda da Rússia, eram agredidas "com uma vara metálica", se demonstrassem ser "pró-Ucrânia", e não tinham acesso a qualquer tipo de "comida normal".

No vídeo partilhado por Anton Gerashchenko, a mesma criança recorda ainda que "aqueles que dissessem 'Glória à Ucrânia' ou 'Glória aos nossos Heróis' eram levados". E acrescentou: "Não sei o que fizeram a essas crianças".

"Eles (russos) disseram que ninguém precisava de nós na Ucrânia. Disseram que eles iam transferir-nos para um colégio interno e que, lá, iríamos compreender tudo", explicou ainda o rapaz citado.

Questionado sobre se estes jovens eram frequentemente ameaçados de que iam ser adotados por famílias russas, o rapaz confirmou, explicando que os guardas russos alegavam que eles tinham sido "abandonados" pelos seus pais. "Eles diziam que iam levar-nos para Pskov, algures na Rússia. Disseram que lá existia um orfanato e que seríamos adotados lá".

Veja, no vídeo presente na galeria acima, o relato completo fornecido este jovem ucraniano.

Leia Também: AO MINUTO: Contraofensiva para "breve"; "Destruir a infeção" ucraniana?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas