Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Se for à Hungria, Putin não será preso. "Leva a uma maior escalada"

Segundo o ministro do Interior húngaro, Gergely Gulyás, o mandado não tem base legal no país.

Se for à Hungria, Putin não será preso. "Leva a uma maior escalada"
Notícias ao Minuto

15:10 - 23/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Após ter sido emitido um mandado de captura a Vladimir Putin pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), na sexta-feira, o que será expectável é que o presidente russo será detido caso entre em qualquer Estado-membro.

No entanto, a Hungria sublinhou que não prenderia o presidente russo, Vladimir Putin, caso ele entrasse no país, avançou, esta quinta-feira, o ministro do Interior, Gergely Gulyás, acrescentando que o mandado não tem base legal no país.

"Podemos referir-nos à lei húngara e com base nisso não podemos prender o presidente russo... já que o estatuto do TPI não foi promulgado na Hungria", sublinhou Gulyás, citado pela Reuters, acrescentando que o governo ainda não "formou uma posição" sobre o mandado de prisão.

De acordo com o ministro, "a decisão não é a mais feliz, pois leva a uma maior escalada e não à paz - esta é minha opinião subjetiva pessoal", esclareceu.

Recorde-se que a Hungria assinou e ratificou o Estatuto de Roma que criou o Tribunal Penal Internacional (TPI) e este, por sua vez, emitiu um mandado de captura na sexta-feira a Putin, afirmando haver motivos razoáveis para crer que Putin tem responsabilidade criminal individual.

Putin é apenas o terceiro presidente em exercício a receber um mandado de prisão do TPI, mas é improvável que acabe no tribunal tão cedo.

A Rússia, que não é parte do TPI, apontou que o mandado não teve qualquer significado, negando repetidamente as acusações de que as suas forças cometeram atrocidades durante a sua invasão à Ucrânia.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy afirmou que a iniciativa do TPI "é uma decisão histórica", acrescentando que as deportações para a Rússia constituíam uma política de "maldade de Estado que começou precisamente com o alto funcionário deste Estado".

Leia Também: Tribunal especial? "Deveria perseguir Putin pelo crime de agressão"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório