Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Primeiros quatro MiG-29 eslovacos já foram entregues a Kyiv

Os primeiros quatro caças MiG-29 eslovacos foram entregues à Ucrânia, declarou hoje uma porta-voz do Ministério da Defesa da Eslováquia.

Primeiros quatro MiG-29 eslovacos já foram entregues a Kyiv
Notícias ao Minuto

14:50 - 23/03/23 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

"As primeiras quatro aeronaves de combate MiG-29 foram entregues às forças armadas ucranianas", afirmou Martina Kakascikova, em comunicado, garantindo que os outros nove caças prometidos serão enviados "nas próximas semanas".

A entrega de 13 caças MiG-29 à Ucrânia foi anunciada pelo primeiro-ministro eslovaco, Eduard Heger, em 17 de março.

Segundo o comunicado do executivo de Bratislava, a transferência dos caças foi realizada "por pilotos ucranianos, com a ajuda da Força Aérea eslovaca".

Dos 13 caças eslovacos, três serão usados para a reposição de peças em outras aeronaves.

Bratislava havia declarado que também entregaria parte do sistema de defesa antiaérea Koub a Kyiv.

Anteriormente, outro Estado-membro da NATO, a Polónia, tinha também decidido entregar quatro caças MiG-29 à Ucrânia.

Na quarta-feira, o Governo da Eslováquia confirmou que os Estados Unidos lhe ofereceram um desconto na compra de equipamento militar -- no valor de mil milhões de dólares (918 milhões de euros) - em troca dos 13 caças MiG-29 soviéticos que as autoridades eslovacas prometeram à Ucrânia.

Trata-se da venda à Eslováquia pelos Estados Unidos de 12 helicópteros de combate Bell AH-1Z Viper e de mais de 500 mísseis, bem como o treino dos seus técnicos e pilotos.

"A oferta é muito favorável e mostra o elevado grau de confiança na Eslováquia", disse na quarta-feira o ministro da Defesa eslovaco, Jaroslav Nad, na rede social Facebook.

Nad afirmou que foi graças às boas relações com os Estados Unidos e ao apoio claro de Bratislava à Ucrânia na guerra com a Rússia que a Eslováquia foi o primeiro país a beneficiar da oferta norte-americana.

O ministro eslovaco explicou que as condições oferecidas pelos Estados Unidos são também uma forma de compensação pelo atraso na entrega dos caças F-16 prometidos à Eslováquia.

Os aliados ocidentais de Kyiv têm fornecido equipamento militar às forças armadas ucranianas desde que o país foi invadido pela Rússia, em 24 de fevereiro de 2022.

A invasão desencadeou uma guerra que é considerada como a crise de segurança mais grave na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Leia Também: Eslováquia vai ter desconto em armamento por entregar caças MiG a Kyiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório