Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Eslováquia vai ter desconto em armamento por entregar caças MiG a Kyiv

O Governo da Eslováquia confirmou hoje que os Estados Unidos lhe ofereceram um desconto na compra de equipamento militar em troca dos 13 caças MiG-29 soviéticos que as autoridades eslovacas prometeram à Ucrânia.

Eslováquia vai ter desconto em armamento por entregar caças MiG a Kyiv
Notícias ao Minuto

14:27 - 22/03/23 por Lusa

Mundo Jaroslav Nad

Trata-se da venda à Eslováquia pelos Estados Unidos de 12 helicópteros de combate Bell AH-1Z Viper e de mais de 500 mísseis, bem como o treino dos seus técnicos e pilotos.

"A oferta é muito favorável e mostra o elevado grau de confiança na Eslováquia", disse o ministro da Defesa eslovaco, Jaroslav Nad, na rede social Facebook.

Nad referiu que "os helicópteros chegarão dentro de dois anos, os mísseis provavelmente mais cedo" segundo a agência espanhola Europa Press, que cita o jornal eslovaco Denník N.

"Vamos receber o resto, aproximadamente 660 milhões de dólares [611 milhões de euros, ao câmbio atual], como doação através do Fundo de Defesa do Governo dos EUA", explicou o ministro da Defesa eslovaco.

Nad disse ainda que foi graças às boas relações com os Estados Unidos e ao apoio claro de Bratislava à Ucrânia na guerra com a Rússia que a Eslováquia foi o primeiro país a beneficiar da oferta norte-americana.

"Vários países mostraram interesse nos helicópteros mencionados, se não os levarmos, eles irão para outro país", disse.

Nad explicou que as condições oferecidas pelos Estados Unidos são também uma forma de compensação pelo atraso na entrega dos caças F-16 prometidos à Eslováquia.

A entrega de 13 caças MiG-29 à Ucrânia foi anunciada pelo primeiro-ministro eslovaco, Eduard Heger, em 17 de março.

Anteriormente, outro país da NATO, a Polónia, tinha também decidido entregar quatro caças MiG-29 à Ucrânia.

Os aliados ocidentais de Kiev têm fornecido equipamento militar às forças armadas ucranianas desde que o país foi invadido pela Rússia, em 24 de fevereiro de 2022.

A invasão desencadeou uma guerra que é considerada como a crise de segurança mais grave na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Leia Também: Eslováquia junta-se à Polónia e vai enviar 13 caças Mig-29 à Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório