Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Condenado a 54 meses de prisão homem envolvido em burla romântica nos EUA

Esquema arrecadou oito milhões de dólares de utilizadores de plataformas de encontros amorosos.

Condenado a 54 meses de prisão homem envolvido em burla romântica nos EUA
Notícias ao Minuto

23:59 - 22/03/23 por José Miguel Pires

Mundo EUA

Foi condenado a 54 meses de prisão efetiva, nos Estados Unidos, um homem que estava envolvido num esquema online, que burlou centenas de utilizadores de plataformas de encontros amorosos.

Kofi Osei, de 30 anos de idade, terá sido crucial no esquema, que arrecadou um total de oito milhões de dólares (cerca de 7,36 milhões de euros).

"Entre 2016 e 2020, Osei abriu pelo menos 77 contas bancárias, utilizando passaportes falsos em nome de outras pessoas, e, em seguida, recebeu e retirou rapidamente os rendimentos obtidos das vítimas de fraude. As vítimas, muitas vezes idosas, eram alvo de golpes românticos", pode ler-se no comunicado oficial da Procuradoria Geral da República dos EUA.

Na missiva, as autoridades norte-americanas explicam que "os co-conspiradores de Osei criaram e usaram perfis fictícios de namoro online para capitalizar o desejo de companhia das vítimas, ganhar a sua confiança e direcionar as vítimas para transferir dinheiro com base em mentiras".

Depois, Osei encarregava-se de gerir essas contas, levantando o dinheiro assim que era transferido. Chegou a gerir diretamente quatro milhões de dólares (cerca de 3,68 milhões de euros) nestas contas.

Para pedir dinheiro às vítimas desta burla online, Osei inventou histórias rocambolescas. Uma das vítimas foi uma mulher da Flórida, que lhe enviou mais de 200 mil dólares (cerca de 184 mil euros), depois de ser informada que o seu namorado à distância precisava de fundos para garantir libertação de custódia policial após uma explosão numa plataforma de petróleo.

A história é revelada em registos do tribunal citados pela cadeia televisiva ABC News. A ela junta-se a de outra vítima, da Califórnia, que enviou 65 mil dólares (cerca de 60 mil euros), após saber que o dinheiro era necessário para apoiar funcionários feridos num acidente no local de trabalho do seu namorado à distância, bem como para libertá-lo da prisão.

A mulher foi "deixada financeiramente e emocionalmente devastada".

Osei foi detido em fevereiro de 2021 e declarou-se culpado em setembro de 2022, nas acusações de declaração falsa a um banco, fraude eletrónica e lavagem de dinheiro. Para além da pena de prisão, a Justiça - que tinha pedido uma pena de nove anos - obrigou-o ainda a pagar 4.122.558 dólares (cerca de 3.800.000 euros) em indemnizações.

Leia Também: Homem mata soldado e três crianças em ataque doméstico na Carolina do Sul

Recomendados para si

;
Campo obrigatório