Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Navio russo parado em porto finlandês. Em causa está violação de sanções

Em causa está uma carga de fertilizantes que pertencerá a um oligarca russo. Governo finlandês está a investigar.

Navio russo parado em porto finlandês. Em causa está violação de sanções
Notícias ao Minuto

23:01 - 22/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Um cargueiro russo, que transportava fertilizantes, foi parado no porto finlandês de Kotka, por suspeitas de violar as sanções da União Europeia contra a Rússia.

A notícia foi avança esta quarta-feira pelo canal de televisão finlandês Yle.

"Em cooperação com as autoridades, descobrimos que a carga inclui fertilizantes provavelmente pertencentes a uma pessoa incluída na lista de sanções da UE. De acordo com as regras da UE, os bens devem ser congelados em caso de deteção", disse Pia Sarivaara, líder da equipa para as sanções do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia, que está a investigar o caso.

A embarcação, de nome Swem, encontra-se fora do porto e aguarda para saber se a carga apreendida temporariamente pode, excecionalmente, deixar o país. Em causa está, segundo a responsável, a necessidade de a carga ser necessária num país terceiro para garantir a produção de alimentos.

Segundo dados não oficiais, citados pelo mesmo meio, o navio pode ter a bordo até 20.000 toneladas de fertilizantes, num valor que poderá oscilar entre os 10 e os 12 milhões de euros.

Leia Também: Queda de navio em doca seca faz mais de 30 feridos em Edimburgo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório