Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Zelensky reconhece que "é angustiante olhar para as cidades do Donbass"

O chefe de Estado ucraniano falou sobre a sua visita a Bakhmut e destacou o "sofrimento e destruição terríveis" causados pela Rússia.

Zelensky reconhece que "é angustiante olhar para as cidades do Donbass"
Notícias ao Minuto

20:52 - 22/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Volodymyr Zelensky

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reconheceu, esta quarta-feira, que “é angustiante olhar para as cidades do Donbass”, a região onde se concentram os combates mais intensos da invasão russa.

No seu discurso habitual à nação, citado pela presidência da Ucrânia, o chefe de Estado ucraniano falou sobre a sua visita a Bakhmut, no leste do país, e afirmou que “é angustiante olhar para as cidades do Donbass, para as quais a Rússia trouxe um sofrimento e destruição terríveis”.

“A sirene de alerta aéreo quase constante e de hora a hora em Kramatorsk, a constante ameaça de bombardeamentos, a constante ameaça à vida…”, relatou, sublinhando que o país irá “assegurar a vitória ucraniana”

“Em todas as zonas do leste do nosso país, onde há uma bandeira ucraniana, há também esperança. É sentida. Faremos tudo para que as cores azul e amarela continuem o seu movimento de libertação - devolvendo a vida normal a toda a nossa terra, desde Donetsk até à fronteira”, sublinhou.

Sobre os bombardeamentos de hoje à cidade de Zaporíjia e à região de Kyiv, Zelensky garantiu que “todos os ataques russos receberão uma resposta militar, política, e legal”.

“A Rússia vai perder esta guerra. Não há nenhum sujeito no mundo que ainda não sinta isto. Todos compreendem tudo isto. E todos os assassinos russos devem compreender que um mandado de captura é a melhor coisa que lhes pode acontecer”, atirou.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou a 24 de fevereiro de 2022 com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de oito mil civis morreram e cerca de 13 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Leia Também: Kyiv admite que Rússia irá desviar ataques de infraestruturas energéticas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório