Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Talibãs reivindicam ataque contra célula do Estado Islâmico em Cabul

Os militantes estariam a preparar ataques durante o mês do Ramadão.

Talibãs reivindicam ataque contra célula do Estado Islâmico em Cabul
Notícias ao Minuto

19:03 - 22/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Afeganistão

As forças talibãs, que governam o Afeganistão, anunciaram esta quarta-feira que uma rusga em Cabul, numa base detida pelo Estado Islâmico, matou três membros do grupo terrorista, que estaria a preparar mais ataques na capital afegã.

O incidente foi o mais recente episódio de confrontos entre os talibãs, o grupo extremista que tomou conta do Afeganistão em agosto de 2021, e os terroristas ligados ao Daesh.

Através de um comunicado divulgado no Twitter, o porta-voz do governo talibã, Zabihullah Mujahid, disse que a operação foi uma ação de prevenção, já que os militantes planeavam mais ataques durante o mês sagrado do Ramadão, que começa na quinta-feira.

"Os membros do Estado Islâmico usaram o esconderijo para levar a cabo ataques em Cabul e planeavam ataques locais religiosos e civis", denunciou Mujahid.

A cédula do Estado Islâmico no Afeganistão, conhecida como Estado Islâmico da Província de Khorasan (ISKP, na sigla em inglês), é um grupo terrorista que é rival dos talibãs. Depois da tomada do Afeganistão pelo regime, em 2021, o ISKP intensificou os seus ataques, especialmente contra membros da minoria xiita no país.

Entretanto, o governo talibã, que retomou o controlo sobre o país após 20 anos de guerra, que culminaram com a saída dos EUA e da NATO de Cabul, continua a ser não ser reconhecido pelas entidades internacionais.

Várias organizações não-governamentais e a Organização das Nações Unidas (ONU) têm alertado para o aumento da opressão social no país, e para a restrição de direitos humanos, especialmente contra as mulheres, com esta camada da população a estar impedida de participar em praticamente todos os aspetos da vida pública no Afeganistão.

Leia Também: ONU revela discórdia no poder talibã sobre discriminação das mulheres

Recomendados para si

;
Campo obrigatório