Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Israel ataca aeroporto de Aleppo pela segunda vez em menos de um mês

Infraestrutura tem sido um dos principais meios de entrada da ajuda internacional que tenta chegar à população afetada pelo sismo e pela guerra.

Israel ataca aeroporto de Aleppo pela segunda vez em menos de um mês
Notícias ao Minuto

17:48 - 22/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Síria

A Síria afirmou esta quarta-feira que o aeroporto de Aleppo voltou a ser atacado por aviões israelitas, naquele que é o segundo ataque contra o aeroporto da sua maior cidade após o sismo de devastou o norte do país.

As informações foram avançadas pela agência estatal de notícias, a SANA, citada pela Associated Press, que cita uma fonte militar síria, referindo que o ataque foi levado a cabo a partir do Mar Mediterrâneo.

A infraestrutura encontra-se indisponível, com o diretor da agência de aviação da Síria, Bassem Mansour, a dizer a uma rádio pró-regime que foi atingida a pista de descolagem, sendo que o aeroporto "irá resumir o funcionamento a curto prazo".

Outra organização no local, ligada à oposição ao regime sírio, disse que foi atingido um depósito de armas detido por milícias com ligações ao Irão.

Este é o segundo ataque por parte das forças israelitas em menos de um mês contra o aeroporto, que tem sido usado por organizações não-governamentais para apoiar a população no norte e nordeste do país - que, além de ter de lidar com o impacto da guerra que dura há mais de onze anos, foi recentemente vitimizada pelo sismo.

Pelo menos seis mil pessoas morreram na consequência do terramoto do passado dia 6 de fevereiro, além das dezenas de milhares que morreram na Turquia.

Após o ataque no início do mês, as ONGs locais e o regime foram forçadas a desviar voos para conseguirem entregar ajuda à população local.

Israel garante que, nestas incursões, procura apenas atingir alvos alegadamente terroristas, nomeadamente de grupos ligados ao Irão, que estão também ligados ao regime do ditador sírio, Bashar al-Assad.

Leia Também: ONU condena alegado ataque israelita contra aeroporto de Aleppo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório