Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Foram impedidos de casar em jovens, mas após 60 anos são marido e mulher

O casal britânico composto por Len Allbrighton, 79 anos, e Jeanette Steer, de 78, casou o ano passado.

Foram impedidos de casar em jovens, mas após 60 anos são marido e mulher
Notícias ao Minuto

11:22 - 22/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Inglaterra

Um casal britânico que tentou casar-se pela primeira vez em 1963, mas que foi obrigado a desistir da ideia quando os pais da noiva impediram que se concretizasse, finalmente uniu-se e celebrou o seu amor após seis décadas separados.

Len Allbrighton, de 79 anos, e Jeanette Steer, de 78, ficaram noivos pela primeira vez nos anos 70, depois de se conhecerem num estágio que ambos frequentaram como enfermeiros na Ilha de Wight, Inglaterra.

Na altura, planeavam mudar-se para a Austrália para começar uma nova vida juntos casados.

Mas, com apenas 18 anos, Jeanette precisava da permissão dos pais para se casar com Len, de 19 anos na altura. À época, a idade para casar sem consentimento dos pais no Reino Unido era de 21 anos. 

Enquanto aguardava pela resposta dos pais de Jeanete, Len decidiu ir mudando-se para a Austrália sem contar com o que iria acontecer. Afinal, os pais da sua amada impediram-na de casar-se e, além disso, não permitiram que se mudasse para a Austrália.

Len, que se tinha mudado para o outro país, acabou por ficar sozinho, e lá construiu a sua vida.

Nas décadas que passaram separados, perderam o contato. Len casou com outra pessoa e construiu uma casa no terreno que tinha comprado inicialmente para construir um lar com Jeanette e, com o passar dos anos, tornou-se pai de três filhos.

Em simultâneo, Jeanette ficou na Ilha de Wight, casou-se com um oficial da Marinha e teve dois filhos, enquanto mantinha uma bem-sucedida carreira de enfermagem. 

Mas, em 2015, o casamento de Len terminou e este decidiu ir procurar Jeanette para ver se ainda estava viva e se lembrava dele. Nessa altura, com 71 anos mudou-se para Stevenage, em Inglaterra, tendo aproveitado para fazer uma viagem à Ilha de Wight.

Quando a encontrou ficou "assustado por não saber qual seria a reação dela ou sequer se a veria". "Tentei", esclareceu, em declarações ao Daily Mail, acrescentando que "só esperava que estivesse bem".

Quando encontrou a casa, ficou do lado de fora, junto ao jardim, a olhar até Jeanette sair. A mulher, que ainda era casada com seu primeiro marido na altura, não reconheceu o seu rosto barbudo, mas ficou surpreendida quando revelou que era o seu amor adolescente. 

"Quase morri quando percebi que era ele parado perto do meu jardim", contou, apontando que ficou feliz quando se apercebeu que a tinha procurado. "Pensei muito nele naquela altura", salientou. Ainda assim, Jeanette mandou Len embora, dizendo ao marido que ele era um estranho à procura informações. 

Dois anos após o reencontro surpresa, o marido de Jeanette morreu de cancro.

Após a morte, Jeanette e Len juntaram-se novamente e, a partir daí, o romance floresceu mais uma vez. Foram viver juntos para Stevenage e, o ano passado, Len voltou a fazer a pergunta que deu início a toda esta história e desta vez não havia obstáculos no caminho.

O casal casou-se a 11 de fevereiro, numa pequena cerimónia que incluiu os filhos, netos e bisnetos.

"A vida de casada é fantástica - não poderia ser melhor", frisou Jeanette, referindo que "é bom ter alguém que trata com respeito". "Gosto de fazer tudo e qualquer coisa com Len", sublinhou. Segundo Len, o casal apaixonou-se novamente. "Lemos poemas um para o outro e trocámos alianças", frisou, admirado com o amor que ainda sente por Jeanette.

Leia Também: Joana Sanz avança com divórcio e não terá direito aos bens de Dani Alves

Recomendados para si

;
Campo obrigatório