Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Carolina do Sul pode vir a ter uma planta carnívora oficial em risco

Um grupo de ambientalistas quer que o estado norte-americano faça a designação, para alertar para o risco que a espécie muito específica de planta enfrenta.

Carolina do Sul pode vir a ter uma planta carnívora oficial em risco
Notícias ao Minuto

21:52 - 21/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Plantas

Uma espécie de planta carnívora está, surpreendentemente, a gerar alguma atenção no estado norte-americano da Carolina do Sul, onde um grupo de ambientalistas com apoio no congresso estatal está a promover a transformação da dioneia, ou 'venus fly trap', a planta carnívora oficial do estado.

A confirmar-se, os livros escolares do estado teriam então esta espécie, além do pássaro do estado (a carriça da Carolina), a ópera do estado ('Porgy and Bess') e o biscoito do estado (amendoins cozidos).

A medida, que já foi avançada num subcomité no congresso estatal da Carolina do Sul, visa usar a designação para promover uma maior preocupação com a planta, que enfrenta um grave risco de extinção e que é nativa apenas numa zona muito específica e pequena entre a Carolina do Sul e a Carolina do Norte.

"Num estado como o nosso, que cresce todos os dias, temos de proteger as coisas que pertencem aqui", disse o senador Thomas McElveen, citado pela Associated Press, no congresso esta terça-feira.

As dioneias ('dionaea muscipula') é uma planta muito pequena, que se alimenta de pequenas moscas e aranhas. O cientista britânico David Attenborough explicou, num vídeo para o seu programa na BBC, como os pêlos nas pontas das folhas permitem à planta sentir quando um inseto pousa em cima de si, apertando-o até à morte.

"É uma planta que a Carolina do Sul se deve orgulhar. É globalmente rara", defendeu também Trapper Fowler, da liga de conservação costeira do estado norte-americano, à agência de notícias.

A espécie enfrenta vários riscos à sua existência, especialmente os traficantes ilegais, que retiram as plantas do chão, e ao desenvolvimento urbano na região.

A medida para aprovar a dioneia como planta carnívora oficial do estado da Carolina do Sul ainda terá de ir ao Senado, para debate e consequente votação. Até lá, a Carolina do Sul continuará a homenagear dezenas de coisas oficiais, desde o fruto oficial (o pêssego, pelo qual o estado também é famoso nos EUA), a flor (o jasmim amarelo), o estilo de dança (o 'carolina shag') ou a pedra (o granito azul).

Leia Também: Tábua planta cinco mil árvores para reflorestar áreas ardidas em 2017

Recomendados para si

;
Campo obrigatório