Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Tábua planta cinco mil árvores para reflorestar áreas ardidas em 2017

A Câmara Municipal de Tábua, no distrito de Coimbra, vai plantar 5.000 árvores autóctones em várias zonas do concelho, para reflorestar áreas afetadas pelos incêndios de 2017.

Notícias ao Minuto

18:12 - 21/03/23 por Lusa

País Tábua

A primeira ação de reflorestação decorreu na manhã de hoje com a plantação de cerca de 500 árvores, no Poço do Gato, na União de Freguesias de Covas e Vila Nova de Oliveirinha.

"O município de Tábua, através dos seus serviços de Proteção Civil, em parceria com a União de Freguesias Covas e Vila Nova de Oliveirinha", está "a desenvolver uma plantação de espécies florestais autóctones, nomeadamente carvalho e medronheiro, no local do Poço do Gato", disse hoje, à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz.

A plantação, numa área de 10 hectares, é desenvolvida no âmbito do projeto "Reflorestação das áreas ardidas" pelos incêndios de 2017.

De acordo com fonte da autarquia, o município pretende plantar 5.000 árvores em áreas ardidas do concelho, até ao final de 2024.

A Câmara Municipal pretende assinalar "não só o Dia Mundial da Árvore", mas também "reflorestar uma área que tinha sido ardida e que agora conseguimos plantar, para também dar uma visibilidade diferente àquela zona", acrescentou, Ricardo Cruz.

A ação, além do apoio da União de Freguesias de Covas e Vila Nova de Oliveirinha, conta com a parceira da Fundação Benfica e da Liga de Amigos da Serra da Lousã (Lousitânea).

A plantação que decorreu hoje contou com a participação de crianças que frequentam os jardins de infância de Candosa e Covas e os alunos da Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil (Eptoliva).

Associaram-se a este momento elementos dos Corpos dos Bombeiros Voluntários de Tábua e de Vila Nova de Oliveirinha, bem como dos serviços municipais de Proteção Civil.

De acordo com a autarquia, outro dos objetivos é o de "sensibilizar as crianças e jovens para as questões ambientais e para a preservação da floresta".

Leia Também: Câmara de Coimbra compromete-se a plantar 2.400 árvores "este ano"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório