Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Australianos preparam-se para remover milhões de peixes podres de rio

Estão a ser preparadas equipas para remover milhões de peixes podres num rio do Outback australiano.

Australianos preparam-se para remover milhões de peixes podres de rio
Notícias ao Minuto

22:39 - 20/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Austrália

As autoridades australianas contrataram equipas profissionais para remover milhões de peixes mortos que estão a apodrecer no rio Darling, perto da localidade de Menindee, na Nova Gales do Sul, Austrália.

Os peixes começaram a morrer na sexta-feira, provavelmente por precisarem de mais oxigénio em clima quente. Acontece que, devido à seca que a localidade atravessa, os níveis de oxigénio na água diminuíram.

A explicação é dada pelas autoridades australianas, citadas pela cadeia televisiva norte-americana ABC News.

As imagens foram difundidas no passado sábado, em que os milhões de peixes mortos cobriam a superfície do rio praticamente na íntegra.

O comissário assistente da polícia, Brett Greentree, garantiu que a principal prioridade é manter o abastecimento de água da cidade puro, seguindo-se a remoção dos peixes mortos, que deverá acontecer com recurso a redes.

“Certamente não estou a fazer promessas de que todos os milhões de peixes serão removidos, porque isso é realmente um pesadelo logístico. Entendo e reconheço o cheiro e as paisagens do rio... ninguém quer ver isso”, acrescentou.

A mortandade em massa de peixes no rio Darling tem sido reportada nas últimas semanas, após dezenas de milhares de peixes terem sido encontrados no mesmo local, no final de fevereiro.

A situação não é, no entanto, novidade. Já nas secas de 2018 e 2019 foram encontradas grandes quantidades de peixes mortos no rio, ainda que não tantas como neste ano.

Leia Também: "Chocante". Vídeo mostra rio bloqueado por milhões de peixes mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório