Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Sanções mantêm-se enquanto Rússia for "a cara de Putin", defende Podolyak

Um dos 'braços direitos' do chefe de Estado da Ucrânia teceu algumas considerações sobre os últimos acontecimentos que envolvem a guerra na Ucrânia.

Sanções mantêm-se enquanto Rússia for "a cara de Putin", defende Podolyak
Notícias ao Minuto

15:42 - 20/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O principal conselheiro da presidência da Ucrânia, Mykhaylo Podolyak, fez, esta segunda-feira, algumas considerações sobre os acontecimentos mais recentes no âmbito da guerra na Ucrânia - algo que já é habitual.

Podolyak começou por referir-se ao acontecimento que 'fechou' a última semana, quando o Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de detenção contra o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e também contra a Comissária dos Direitos das Crianças no gabinete da presidência russa, Maria Alekseyevna Lvova-Belova. 

O responsável ucraniano apontou que agora que existe uma "fixação legal" do termo criminoso de guerra associado ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, há um 'top 3' de consequências óbvias que é preciso ter em conta.

"1. Não há negociações com a elite russa; 2. Não há o regresso da Federação Russa ao mundo da política nos trâmites da altura pré-guerra; 3. Não há levantamento de sanções enquanto a 'cara de Putin' representar a Federação Russa", escreveu Mykhaylo Podolyak  numa publicação partilhada no Twitter.

Também hoje, Podolyak guardou um momento para elogiar os combatentes em Bakhmut, onde as batalhas entre as tropas envolvidas têm sido amis ferozes, com Kyiv a assumir que é uma situação difícil. "A lógica militar russa descrita numa frase: 'Poderíamos ter conquistado Kyiv, Varsóvia, Berlim e Haia em apenas 3-4 dias... Mas decidimos passar por Bakhmut'", escreve o utilizador, rematando: "Bakhmut - um sítio de heróis". 

Leia Também: Vladimir Putin diz dar prioridade às relações com África

Recomendados para si

;
Campo obrigatório