Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Vladimir Putin diz dar prioridade às relações com África

O presidente russo, Vladimir Putin disse hoje dar prioridade às relações com os países africanos enquanto Moscovo procura novos parceiros para lidar com as sanções internacionais pelo conflito na Ucrânia.

Vladimir Putin diz dar prioridade às relações com África
Notícias ao Minuto

14:40 - 20/03/23 por Lusa

Mundo Rússia

"Gostaria de salientar que o nosso país sempre deu e continuará a dar prioridade à cooperação com os Estados africanos", afirmou Putin, em Moscovo, durante um discurso perante representantes africanos.

"O nosso país está determinado a continuar a construir uma parceria estratégica no sentido pleno da palavra com os nossos amigos africanos, e estamos prontos a dar forma à agenda global em conjunto", prosseguiu o presidente russo.

Putin disse que a Rússia, tal como África, "defende os valores morais tradicionais" ao "resistir à ideologia neocolonial imposta a partir do estrangeiro".

Também prometeu fornecer cereais aos "países mais necessitados de África" se o importante acordo de exportação ucraniano não for renovado no prazo de dois meses.

Segundo Putin, a Rússia planeia aumentar a cooperação com países africanos no domínio da energia, medicina e duplicar a quota de estudantes africanos nas universidades russas.

Contra o pano de fundo das sanções ocidentais sobre a sua ofensiva na Ucrânia, Moscovo procura atualmente apoio na Ásia e em África, onde muitos Estados não condenaram abertamente a intervenção militar russa.

Nos últimos anos, a Rússia já tinha multiplicado as suas iniciativas no continente africano, com o objetivo de se estabelecer como uma alternativa às antigas potências coloniais.

Assinou numerosas parcerias económicas e militares e o grupo paramilitar russo Wagner estabeleceu-se em vários países, nomeadamente na República Centro-Africana, onde tem ajudado a corroer a influência francesa.

A próxima cimeira Rússia-África, a segunda a realizar-se, deverá ter lugar de 26 a 29 de julho em São Petersburgo.

Putin garantiu que está a preparar-se "muito seriamente" para esta reunião e convidou os líderes africanos e as organizações regionais a participar.

Na primeira cimeira em 2019, Vladimir Putin congratulou-se por ter aberto "uma nova página" nas relações com África, um continente do qual a Rússia se tinha retirado em grande parte após a queda da URSS.

A reunião contou com a participação de representantes de 54 países africanos, incluindo 43 chefes de Estado. A declaração conjunta adotada no final da reunião denunciou "'diktats' políticos e chantagem monetária".

Leia Também: Xi e Putin iniciam reunião informal com plano de paz chinês sobre a mesa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório