Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Lorde britânico defende uso de IA para combater desinformação

O membro da Câmara dos Lordes James Bethell defendeu hoje em Londres que os meios de comunicação social devem integrar novas tecnologias e inteligência artificial (IA) para combater a desinformação. 

Lorde britânico defende uso de IA para combater desinformação
Notícias ao Minuto

15:39 - 20/03/23 por Lusa

Mundo Reino Unido

Numa intervenção durante a apresentação das conclusões do 'Global Media Congress' realizado em 2022, o político do Partido Conservador britânico alertou para a ameaça representada por influenciadores e promotores de desinformação nas redes sociais. 

Segundo Bethell, que foi jornalista do Sunday Times, existe um crescente número de fontes de informação que são "fonte de conflito, de fragmentação e desunião" e que "resultam na corrosão da confiança pública".

"Os algoritmos e tecnologias de Inteligência Artificial aceleram e instrumentalizam teorias que podem ter um impacto profundo e material na economia e segurança nacionais", alertou. 

Como exemplo, o antigo sub secretário de Estado da Saúde referiu os desafios que o Governo britânico enfrentou no combate à desinformação durante a pandemia covid-19.

No entanto, Bethell disse acreditar que a inovação tecnológica também pode ser usada de forma positiva pelos meios de comunicação sérios, desenvolvendo "melhores algoritmos e melhor Inteligência Artificial para travar pessoas que querem criar disrupção". 

O 'Global Media Congress', realizado em novembro de 2022 em Abu Dhabi, publicou hoje um Livro Branco intitulado "Construir Organizações de Comunicação Social Resilientes na Era da Desinformação".

O estudo enumera várias medidas para garantir o futuro do setor, como a necessidade de reforma e sustentabilidade no contexto digital, o investimento na literacia dos jovens em termos de informação e uma maior aposta nas notícias locais.

Organizado pela Agência de Notícias dos Emirados (WAM), a segunda edição do Global Media Congress terá lugar entre 14 e 16 de novembro em Abu Dhabi. 

Leia Também: Ucrânia. Londres espera que Xi pressione Putin para acabar com a guerra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório