Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Mandado do TPI? Recebido com "tranquilidade". Kremlin "não levou a peito"

O porta-voz do Kremlin referiu que o governo russo "registou" a emissão deste mandado, mas sublinhou que se Moscovo "levasse cada uma das ações hostis a peito, nada de bom iria resultar" dessa situação.

Mandado do TPI? Recebido com "tranquilidade". Kremlin "não levou a peito"
Notícias ao Minuto

11:51 - 20/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O porta-voz do Kremlin reagiu, esta segunda-feira, à emissão do mandado de detenção para o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciada na sexta-feira. 

"Recebemos isto com tranquilidade, registámos tudo com cuidado e continuamos a trabalhar. E, mais importante, o presidente continua a trabalhar", notou Dmitry Peskov, citado pela Tass.

Em conferência de imprensa, o responsável russo referiu ainda que esta não era a única "ação hostil" contra o país, ou mesmo contra o presidente.

"Assistimos a tantas manifestações abertamente hostis contra o nosso país e o nosso presidente que, naturalmente, registamos cada uma delas, mas se cada uma destas ações fosse levada a peito, provavelmente, nada de bom iria resultar daí", atirou.

As reações à emissão deste mandado foram surgindo durante os últimos dias, tendo também, esta segunda-feira, o ex-presidente russo Dmitry Medvedev deixando um 'aviso' ao Tribunal Penal Internacional. "Receio, senhores, que todos estamos à mercê de Deus e dos mísseis. É bem possível imaginar como um Onix hipersónico [míssil naval desenvolvido pela Rússia desde 2002] disparado de um navio de guerra russo no Mar do Norte atinge o prédio do tribunal em Haia. Não pode ser abatido, receio. E o tribunal é apenas uma organização internacional patética, não o povo de um país da NATO. Então, eles não vão começar uma guerra. Eles vão ficar com medo. E ninguém se vai arrepender", ameaçou, avisando ainda os juízes para observarem "os céus de perto".

Os últimos dias continuam a ser marcados pelo aumento de tensão entre a Rússia e a comunidade internacional. Para além dos problemas que marcaram a semana passada, com a colisão de um drone norte-americano e um caça russo ou a visita de Putin a Mariupol, um dos 'marcos' desta guerra, esta segunda-feira fica marcada pelo início da visita do presidente da China, Xi Jinping, à Rússia. As duas nações partilham uma fronteira com mais de quatro mil quilómetros de distância e Moscovo é um importante fornecedor de petróleo e gás para a China.

À chegada, Jinping terá referido, segundo a Tass, que os dois países são "bons vizinhos" e "parceiros de confiança".

Leia Também: Ucrânia. Borrell apela a acordo entre 27 para produzir e enviar munições

Recomendados para si

;
Campo obrigatório