Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Almôndegas envenenadas matam 4 cães numa competição em França

"Estavam a sufocar", referiu o veterinário da Federação Canina de Desporto e Lazer, Bérengère Poletti, que organizou o evento.

Almôndegas envenenadas matam 4 cães numa competição em França
Notícias ao Minuto

10:32 - 20/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo canicross

Quatro cães foram envenenados, na cidade de Vauvert, no sul de França, a semana passada, depois de terem ingerido almondegas contaminadas espalhadas num percurso do concurso canino de Canicross30.

Os quatro animais iriam participar na corrida final, mas três deles não resistiram e acabaram por morrer apenas 15 minutos após a ingestão da carne. Um  foi salvo pelas equipas médicas, encontrando-se em estado crítico.

Após o incidente, o evento foi cancelado, e o local foi encerrado imediatamente.

Uma busca posterior ao local da corrida confirmou a presença de mais de 50 almôndegas com veneno suficiente para matar um cão instantaneamente.

"Estavam a sufocar", referiu o veterinário da Federação Canina de Desporto e Lazer, Bérengère Poletti, que organizou o evento, acrescentando que não sabe quem fez isto nem quais foram as motivações, "mas é simplesmente horrível".

Apesar do sucedido e dos avisos das autoridades para evitar a área, dois dias depois algumas equipas decidiram continuar a treinar no percurso e mais dois cães foram envenenados, tendo um deles morrido também.

Até então, no total, quatro cães foram vítimas fatais do incidente com as almôndegas.

As autoridades enviaram o ADN dos cães mortos para um laboratório em Lyon de forma a determinar o veneno utilizado no incidente, e estão a rever as imagens das câmaras de videovigilâncias de toda a área.

O desporto envolve corredores que lideram os seus cães treinados em percursos longos e tem-se tornado cada vez mais popular em França nos últimos anos.

Os vencedores da competição da semana passada seriam qualificados para o campeonato mundial de Canicross30, que acontece na Alemanha, em outubro. 

Leia Também: Pelo menos 12 gatos envenenados em Viana do Castelo. 3 sobreviveram

Recomendados para si

;
Campo obrigatório