Veterinários do Attica Zoological Park, o único jardim zoológico da Grécia, estão a lutar contra o tempo para salvar uma cria de tigre branco que foi abandonada num caixote do lixo ao pé da entidade, a 28 de fevereiro.
O animal, de três meses, terá sido encontrado por um funcionário de limpeza, que avisou o proprietário do zoológico. Este, por seu turno, suspeita que a cria terá sido vítima de tráfico ilegal de animais selvagens.
“Foi a primeira vez que tivemos um animal desta espécie abandonado à porta do nosso jardim zoológico”, disse o fundador, Jean-Jacques Lesueur, em declarações à agência Reuters.
O responsável ressalvou que, normalmente, os animais deixados à porta da instituição são “cães, gatos, tartarugas”, mas “nunca” um tigre.
As câmaras de segurança do local mostram um automóvel, que as autoridades estão a procurar, estacionado ao pé dos caixotes do lixo, na noite anterior à descoberta da cria, que se encontra em estado crítico.
“Quando vi a cria, nem queria acreditar no que estava a ver à minha frente. Sinceramente, não conseguia acreditar que o animal estava tão debilitado”, lamentou o veterinário Noi Psaroudaki.
De acordo com o especialista, a cria foi, provavelmente, desprovida de uma alimentação adequada, pelo que tem deficiências severas de vitaminas e de minerais, que tornam os seus ossos extremamente frágeis. Além disso, um raio-x mostrou que o animal tem um pino de metal numa das patas traseiras.
Segundo Lesueur, a cria terá de ser transferida para um santuário, caso sobreviva, uma vez que o jardim zoológico não abriga animais daquela espécie.
Leia Também: Grécia. Cria de tigre branco abandonada em caixote do lixo em Atenas