Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Manifestações contra reforma das pensões proibidas em França

As manifestações contra a reforma das pensões na praça da Concórdia e nos Campos Elísios, em Paris, foram hoje proibidas pelo comando da polícia, após duas noites de protestos ensombrados por incidentes.

Manifestações contra reforma das pensões proibidas em França
Notícias ao Minuto

15:04 - 18/03/23 por Lusa

Mundo França

"Devido aos sérios riscos de perturbações à ordem e à segurança públicas (...) todas as manifestações na via pública na praça da Concórdia e imediações, assim como na zona dos Campos Elísios estão interditas", declarou à AFP a prefeitura.

"As pessoas que tentarem reunir-se serão sistematicamente desmobilizadas pelas forças da ordem" e poderão ser multadas, acrescentou a mesma fonte.

Estes locais situam-se perto da Assembleia Nacional e do palácio presidencial do Eliseu.

A contestação à reforma das pensões decidida pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, tomou contornos mais radicais, com jovens ativistas cansados dos cortejos semanais e prontos para endurecer a luta, após a decisão do Governo, na quinta-feira, de aprovar o texto.

Na sexta-feira, como na véspera, milhares de pessoas reuniram-se na praça da Concórdia.

Uma fogueira foi acesa e o ambiente ficou tenso ao cair da noite, com a polícia a carregar sobre a multidão, segundo jornalistas da AFP.

Várias centenas de pessoas enfrentaram a polícia com garrafas e foguetes, tendo esta replicado com gás lacrimogéneo ao atuar para evacuar a praça, debaixo de chuva.

Segundo o comando policial, 61 pessoas foram interpeladas.

Na véspera, 10.000 manifestantes reuniram-se no local e 258 pessoas foram detidas.

O Governo francês decidiu na quinta-feira adotar a reforma das pensões, recorrendo ao artigo 49.3 da Constituição, que permite a adoção de um texto sem votação, a menos que seja votada uma moção de censura ao Executivo.

A medida prevê o aumento da idade da reforma de 62 para 64 anos.

Leia Também: Dezenas de detidos em novos protestos contra reforma das pensões em Paris

Recomendados para si

;
Campo obrigatório