Advogado de Trump pode ser interrogado sobre documentos classificados

Os procuradores federais que estão a investigar o eventual manuseio incorreto de documentos classificados na propriedade do antigo presidente Donald Trump na Florida podem voltar a interrogar o advogado deste perante um grande júri, decidiu um juiz na sexta-feira.

Notícia

© Reuters

Lusa
18/03/2023 06:59 ‧ 18/03/2023 por Lusa

Mundo

Donald Trump

A decisão judicial obriga Evan Corcoran a responder a questões adicionais, com os procuradores a prosseguirem a sua investigação a documentos classificados encontrados em Mar-a-Lago, bem como sobre eventuais esforços para obstruírem a investigação.

A dimensão exata da ordem do juiz, que é sujeita a recurso, não ficou clara imediatamente.

Nem Corcoran nem o seu advogado responderam a um pedido de comentário da AP, tal como um porta-voz de Jack Smith, que está a chefiar a investigação.

Corcoran já apareceu há algumas semanas perante um grande júri em Washington, que está a investigar o caso de Mar-a-Lago, mas invocou o privilégio da relação cliente-advogado para declinar responder algumas questões.

Este privilégio proteger os advogados de partilharem com os procuradores detalhes das conversas que têm com os seus clientes.

Corcoran é considerado elemento relevante na investigação, em parte porque no ano passado fez uma proposta de declaração ao Departamento de Justiça garantindo que uma "investigação diligente" a documentos classificados tinha sido realizada em Mar-a-Lago, em resposta a uma intimação.

Porém, meses depois, agentes do FBI revistaram a casa com um mandado e encontraram cerca de 100 documentos classificados.

O Departamento de Justiça está a investigar se Trump ou alguém na sua órbita obstruiu os seus esforços para recuperar documentos classificados, que inclui material considerado 'top secret', da sua casa.

Leia Também: Trump publica no Facebook e YouTube pela 1.ª vez desde suspensão em 2021

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas