Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Reino Unido saúda mandado de captura do TPI sobre Vladimir Putin

O Reino Unido saudou hoje a emissão pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) de um mandado de captura contra o Presidente russo, Vladimir Putin, por crimes de guerra, pelo seu alegado envolvimento no sequestro de crianças na Ucrânia.

Reino Unido saúda mandado de captura do TPI sobre Vladimir Putin
Notícias ao Minuto

17:57 - 17/03/23 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

"Congratulamo-nos com a iniciativa do TPI de responsabilizar aqueles que estão no topo do regime russo, incluindo Vladimir Putin", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, James Cleverly, na sua conta na rede social Twitter.

O TPI acusa Putin de ser "responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal de população (crianças) e transferência ilegal de população (crianças) de áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação Russa".

A instância judicial internacional também emitiu um mandado para a detenção de Maria Alekseyevna Lvova-Belova, comissária para os Direitos da Criança no Gabinete do Presidente da Federação Russa por acusações semelhantes.

Em causa estarão milhares de crianças ucranianas institucionalizadas que foram transferidas à força para a Rússia ou para territórios ocupados.

Um relatório sobre o Programa Sistemático da Rússia para a Reeducação e Adoção de Crianças da Ucrânia, lançado, em fevereiro, pelo Laboratório de Pesquisa Humanitária da Escola de Saúde Pública de Yale (HRL), estima em mais de seis mil os menores ucranianos colocados em 43 campos de reeducação ou orfanatos russos após a invasão da Ucrânia pela Rússia a 24 de fevereiro de 2022. O relatório admite que o número pode ser bastante maior.

A organização não-governamental (ONG) Human Rigths Watch (HRW) estima, num outro relatório, que milhares de crianças ucranianas que viviam em orfanatos foram transferidas à força para a Rússia ou para territórios ocupados.

Leia Também: Mandado contra Putin é o "primeiro passo para acabar com a impunidade"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório