Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Mandado contra Putin é o "primeiro passo para acabar com a impunidade"

A Human Rights Watch (HRW) considerou hoje que o mandado de detenção contra o Presidente russo, Vladimir Putin, pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) é o "primeiro passo para acabar com a impunidade" por crimes de guerra na Ucrânia.

Mandado contra Putin é o "primeiro passo para acabar com a impunidade"
Notícias ao Minuto

17:19 - 17/03/23 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

"Este é um dia importante para muitas vítimas de crimes cometidos pelas forças russas na Ucrânia desde 2014", disse Balkees Jarrah, vice-diretor de Justiça Internacional da organização de defesa de direitos humanos num comunicado.

Para Jarrah, este mandado de prisão é "o primeiro passo para acabar com a impunidade que encorajou criminosos na guerra da Rússia contra a Ucrânia por muito tempo".

Para a HRW, a decisão do TPI é "uma mensagem clara de que dar ordens para cometer ou tolerar crimes graves contra civis pode levar a uma cela em Haia".

Hoje, o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu um mandado de prisão contra o Presidente russo, Vladimir Putin, por crimes de guerra, pelo seu alegado envolvimento em sequestros de crianças na Ucrânia.

Num comunicado, o TPI acusa Putin de ser "alegadamente responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal de população (crianças) e transferência ilegal de população (crianças) de áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação Russa".

O TPI também emitiu um mandado para a detenção de Maria Alekseyevna Lvova-Belova, comissária para os Direitos da Criança no Gabinete do Presidente da Federação Russa por acusações semelhantes.

Leia Também: Deportações? Eis o que está na base do mandado contra Vladimir Putin

Recomendados para si

;
Campo obrigatório