Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

'El Chapito'. Rapaz de 14 anos detido no México por matar oito pessoas

Crime está ligado aos gangues do narcotráfico.

'El Chapito'. Rapaz de 14 anos detido no México por matar oito pessoas
Notícias ao Minuto

08:26 - 17/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo México

As autoridades mexicanas anunciaram na quinta-feira a detenção de um jovem de 14 anos, na capital de Cidade do México, no âmbito de uma investigação sobre o homicídio ligado ao narcotráfico de oito pessoas.

Segundo o Departamento de Segurança Pública federal, o rapaz terá atacado uma família enquanto seguia numa mota, num ataque remonta ao passado dia 22 de janeiro. O mesmo ataque já tinha resultado em oito outros membros de um gangue, um pelo homicídio e outros sete por crimes de tráfico de drogas.

A família atacada era de baixos rendimentos e vivia num subúrbio da Cidade do México, em Chimalhuacan, e estaria a realizar uma festa de aniversário.

Além dos oito mortos, o ataque deixou outros cinco adultos e duas crianças feridos.

Segundo a Associated Press, o jovem detido recebeu a alcunha de 'El Chapito', numa referência a Joaquin Guzman, um dos 'barões da droga' mais poderosos do mundo, conhecido como 'El Chapo', que foi preso em 2016.

As autoridades mexicanas ainda não avançaram com possíveis motivos para o ataque, mas a agência de notícias norte-americana explicou que o uso e pagamento a crianças para levar a cabo estes ataques é uma prática comum no México, entre gangues do narcotráfico que pretendem vingar-se de outro grupo.

Em 2010, um rapaz de 14 anos foi detido pela polícia, confessando que tinha sido raptado quando tinha onze e que tinha contribuído para quatro homicídios.

Leia Também: Três norte-americanas desaparecidas no México há duas semanas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório