Margrethe Vestager participou num encontro de "CEO de empresas brasileiras e europeias" na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a mais poderosa associação patronal do Brasil, segundo explicou o embaixador da União Europeia (UE) no Brasil, Ignacio Ybáñez, nas suas redes sociais.
O evento, que também contou com a presença de representantes do Governo brasileiro, serviu para "discutir o desafio digital e a necessidade de reforçar a cooperação" entre o Brasil, a maior potência da América Latina, e o bloco da UE, de acordo com Ignacio Ybáñez.
A vice-presidente-executiva da Comissão Europeia reuniu-se mais tarde com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que dirige o estado mais rico e populoso do Brasil desde 01 de janeiro, no Palácio dos Bandeirantes, a sede do executivo regional.
Na sexta-feira, reunir-se-á com o vice-presidente brasileiro, Geraldo Alckmin, e manterá conversações com os ministros da Gestão, Esther Dweck, das Comunicações, Juscelino Filho, e da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, em Brasília.
Entre as questões que irão abordar está o estudo de cadeias de valor sustentáveis para o fornecimento de matérias-primas, numa altura em que a UE procura parceiros para garantir o fornecimento destes insumos cruciais para a produção de produtos eletrónicos e para a promoção da transição energética.
Falarão também da "expansão da cooperação nos setores das infraestruturas, conectividade digital, investigação e inovação" e "cibersegurança", entre outras questões, de acordo com uma nota da delegação europeia no Brasil.
Vestager pretende também participar no lançamento do "Mapa Bilateral de Investimentos Brasil-União Europeia", uma iniciativa conjunta da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e do escritório da UE no Brasil.
Leia Também: Marcelo critica Direita por se opor a discurso de Lula no 25 de Abril