Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Papa pede respeito pelos locais de culto de qualquer confissão na Ucrânia

O Papa pediu hoje que os locais de culto na Ucrânia sejam respeitados e apontou o mosteiro ortodoxo de Lavra, em Kyiv, pertencente ao Patriarcado de Moscovo, do qual o Governo ucraniano pretende expulsar os monges.

Papa pede respeito pelos locais de culto de qualquer confissão na Ucrânia
Notícias ao Minuto

10:19 - 15/03/23 por Lusa

Mundo Papa Francisco

"Penso nas monjas ortodoxas de Kiev Lavra. E peço às partes em conflito que respeitem os locais religiosos. As monjas, as pessoas consagradas à oração, seja qual for a sua denominação, são o apoio do povo de Deus", disse Francisco, embora aparentemente estivesse confuso, pois só há monges no mosteiro.

O Papa fez estas declarações no final da audiência geral, no Vaticano.

Embora sem citá-lo, o Papa estava a referir-se à obrigação imposta pelo Governo ucraniano aos monges da "Lavra" [das Cavernas] de Kyiv de deixar o mosteiro antes de 29 de março, devido à rescisão do seu contrato, informou a agência de notícias católica Asianews.

O Patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, Cirilo, apelou ainda ao Papa Francisco e ao secretário-geral da ONU, António Guterres, para "impedir a caça aos monges".

Cirilo recordou também a grande "unidade dos russos, ucranianos e bielorrussos", que têm a sua origem comum em Kiev e esta "pode ser encontrada esculpida nas paredes do Mosteiro de Lavras".

O Mosteiro de Lavra de Kyiv é a instituição monástica mais antiga da ortodoxia russa, datada de meados do século XI.

Leia Também: Patriarca de Moscovo felicita Francisco e elogia diálogo religioso

Recomendados para si

;
Campo obrigatório